quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Verão movimenta a procura por academias de ginástica em Aracaju

Por Monique Garcez, Mairon Hothon, Elaine Casado, Bruna Guimarães e Adler Berbert

A chegada do verão acirra a necessidade de estar com ‘tudo em cima’ para aproveitar o sol e o calor dessa estação. Embora os verdadeiros resultados necessitem de certo tempo, o aumento do número de matrículas nas academias de ginásticas nesta época do ano cresce na razão direta da busca por tipos físicos ideais em breve espaço de tempo.

Na Academia Paulo Bedeu, o profissional de educação física Sandro Ribeiro afirma que com a chegada do verão o movimento tende sempre a aumentar. “A procura em geral é de pessoas mais jovens que querem ganhar massa. Mas também tem aquelas que desejam perder peso, e estas são geralmente mulheres. Em números, as matrículas sofrem um aumento de 15 a 20%”, explica.

Genilce França é uma das frequentadoras diárias da academia

Por razões estéticas, a atividade que é mais procurada é a musculação,  sendo a maioria das vezes buscada por fatores como: recomendação médica, condicionamento físico, emagrecimento, socialização. “Nossa clientela é equilibrada, mas, por incrível que pareça, é predominantemente masculina. Cerca de 55% dos nossos alunos são homens, contra 45% de mulheres”, diz Sandro.

O profissional  de educação física Sandro Ribeiro

O imediatismo, porém, nem sempre garante o resultado desejado. Na maratona pelo corpo perfeito são necessários: disciplina, frequência e, inclusive, paciência. A constância ainda é uma forte aliada na busca por belas formas, embora outros fatores sejam de grande importância para se alcançar bons resultados em tempo hábil. Manter um ritmo de treinamento e uma dieta adequada são fundamentais. Sandro diz ainda que recomenda sempre para seus alunos alguns cuidados essenciais na época de verão. “A gente aconselha que o aluno beba bastante líquido, não se alimente de comidas pesadas, coma muitas frutas e que após o treino faça a ingestão de proteínas, que auxilia no metabolismo”, afirma.


Sandro instruindo a aluna durante a sua atividade


As mulheres também vão a academia para
manter o corpo saudável


Gorduras a menos e músculos a mais são o objetivo de quem resolve suar a camisa para poder exibir o corpo e aproveitar o calor da estação. Mas nessa maratona pela busca de um corpo perfeito, nem sempre vale tudo. Para ficar em dia com a saúde e “bombar” no verão, é necessário ter responsabilidade e consciência de seus próprios limites. Nada de permanecer horas na malhação ou mesmo dias sem comer. Afinal de contas, o importante é aceitar a imagem que vemos refletida em nosso espelho e estar bem consigo mesmo.

Pessoas de todas as idades procuram a academia
para se exercitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário