terça-feira, 2 de novembro de 2010

Remo, um esporte centenário em Sergipe

Por Jean Marcel e Bruno Custodio
 
O remo foi um  dos primeiros esportes a ser praticado no mundo; há registros de regatas realizadas por volta do ano de 1716, na cidade de Londres. Antes disso, porém, barcos a remo foram de fundamental importância para o desenvolvimento, a cultura, o modo de vida e até mesmo a garantia de sobrevivência para inúmeras comunidades ribeirinhas.

Vista do rio Poxim, na garagem náutica do Cotinguiba
     
No Brasil, tendo surgido antes do futebol, o remo foi durante muito tempo considerado o principal esporte e de maior rivalidade entre os clubes que então surgiam no país, principalmente no Rio de Janeiro. Em Sergipe não foi diferente e, em 1909, surgem os clubes do Sergipe e do Cotinguiba, iniciando a prática da modalidade as margens dos rios que banham a capital, em especial do estuário do Rio Sergipe.


Acervo pessoal

Jean Marcel, praticante do esporte

Atualmente os clubes do Sergipe, Cotinguiba e Iate, lutam para o esporte não deixar de existir no Estado, preparando seus atletas para competições no âmbito regional e nacional.

Imagens do mural expostas na garagem contam a história do esporte no Estado
   
Em Olimpíadas, o esporte fez sua estréia nos Jogos de Paris, em 1900. Naquela ocasião, a França dominou a competição vencendo seis das quatorze medalhas em disputa. Em 1932, nos jogos de Los Angeles, os sul-americanos conseguiram conquistar a primeira medalha no esporte, um bronze do uruguaio Guillermo Douglas. Em 1976, nos Jogos de Montreal, o remo foi disputado pela primeira vez por mulheres, com os países europeus dominando as competições.

A primeira vez que o Brasil participou dos Jogos Olímpicos foi na cidade de Antuérpia, na Bélgica, em 1920, com uma curiosidade: levando-se em conta que tudo era novidade para os remadores brasileiros, nem mesmo o tipo de barco que foi usado pelos outros competidores, que obedeciam aos padrões específicos, eram conhecidos pela equipe brasileira, havia diferenças em formato e no casco, além disso, os brasileiros competiram em barcos levados para treino.

Alunos aprendem a remar no tanque

Um esporte que exige dedicação, o remo une força,tecnica e harmonia em movimentos ritmados.Antes de ir para a água os remadores recebem instruções em terra; nesse periodo, treinos no tanque, e no remoergometro (aparelho que simula a movimentação dentro do barco) são fundamentais para o atleta ganhar força e confiança antes de entrar no barco para remar.

E ai? Sentiu vontade de remar tambem? Pois então não perca tempo, procure na sua cidade as entidades que praticam a modalidade e boas remadas!!!

Texto e fotos: Jean Marcel e Bruno Custodio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário