terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bombeiros civis fazem manifestação na Assembléia Legislativa


Foto: Danilo Trindade

Com o intuito de pressionar os deputados a buscar mecanismos que coloquem em prática a lei que obriga empresas privadas a contratarem bombeiros civis, o Sindicato dos Bombeiros Civis de Sergipe realizou na manhã desta terça-feira, 30, uma manifestação na Assembléia Legislativa. Além de apresentarem suas reivindicações para as pessoas que passavam pela Praça Olímpio Campos e os bombeiros entraram no prédio da Assembléia em busca do apoio dos legisladores sergipanos.

Classe reivindica cumprimento da lei federal - Foto: Taylane Cruz


A lei federal 11901, de janeiro de 2009, prevê que os bombeiros civis trabalhem em escolas, hospitais, shoppings, clubes e empresas privadas em geral. Em Sergipe também foi aprovado um projeto de lei (141/09) tornando obrigatória a contração destes profissionais para atuarem em instituições com grande circulação de pessoas.

O projeto, que em Sergipe foi apresentado pela deputada Ana Lúcia, foi aprovado pela Assembléia em dezembro de 2009 e sancionado pelo governador Marcelo Déda em maio deste ano. Apesar disso a determinação tem sido negligenciado e as empresas sergipanas não tem contratado os bombeiros.

Minifestantes dizem que os bombeiros civis são indipensáveis para a sociedade - Foto: Lunna Santos


Os bombeiros civis trabalham na prevenção e combate de incêndios, salvamento terrestre e em altura, atendimento pré-hospitalar, etc. O bombeiro civil Everton Oliveira Alves defende a profissão por considerar sua atuação indispensável na sociedade moderna. “Por trabalhar diretamente com a empresa o bombeiro civil pode atuar de forma mais rápida e garantir a segurança das pessoas nos mais diversos locais”, declara.

Everton Oliveira Alves - Foto: Danilo Andrade


“Além de todas as questões de segurança, esse projeto estimula a geração de empregos, o que é um dever do Estado, por isso tentamos conscientizar a classe política e alertar a população com ações como esta”, conta Cássio Gabos, presidente do Sindicato dos Bombeiros Civis. Ele diz ainda que a classe de empresários acredita que será financeiramente prejudicada e por isso a lei não tem sido posta em prática no estado. “O sindicato continuará atuando junto com a mídia e os órgãos públicos até que o projeto entre em vigor, mesmo que tenhamos que buscar Ministério Público”, anuncia.


Cássio Gabos, presidente do sindicato - Foto: Iuri Max

O presidente do sindicato informa também que Sergipe conta hoje com cerca dois mil bombeiros civis que acabaram não sendo absorvidos pelo mercado, mas eles não são os únicos prejudicados com o descumprimento da lei. “Desde que a lei federal entrou em vigor surgiram em Aracaju três escolas para a formação de bombeiros, mas a procura pelos cursos tem diminuído, já que a classe não tem perspectivas, o que desencadeou o fechamento deles”, afirma Cássio.

Manifestação começou com discursos na Praça Fausto Cardoso - Foto: Lunna Santos

Às 10h30 da manhã os manifestantes se dirigiram à Assembléia Legislativa - Foto: Iuri Max



O intuito de pressão aos deputados é assegurar a aplicação do projeto - Foto Taylane Cruz

Por: Danilo Trindade, Taylane Cruz, Iuri Max e Luna Santos



Um comentário:

  1. Bom saber da existência dessa lei. Além disso a cobrança dos trabalhadores da área é algo que privilegia a sociedade como um todo. Aposto como muitos pequenos e graves acidentes seriam evitados com o cumprimento da lei.

    ResponderExcluir