terça-feira, 30 de novembro de 2010

Programa "Ecos em Debate" difunde a importância das questões ambientais

por Lorena Ferro, Adriana Côrtes, André Teixeira e Camila Moda


No ar desde março de 2010 pela Aperipê FM, 104,9, o programa semanal liderado pelo jornalista e professor de produção e recepção de texto Alex Nascimento, leva à comunidade sergipana  todas as segundas-feiras  das 13 às 14h, debates sobre a questões ambientais e ecológicas.

Sede da Fundação Aperipê, casa do programa Ecos em Debate, sede também Aperipê TV e AM . 
Ecos em Debate é voltado exclusivamente para as questões ambientais, e o professor Alex faz  as abordagens dos diversos temas numa linguagem despojada e simples, fator que cativa e atrai quem não tem grande conhecimento no assunto. 

12h49, Alex repassando o texto do programa, recebe a visita de Saulinho Moraes,
apresentador apresenta o boletim diário "De Olho no Mar", um informativo
meteorológico sobre as condições climáticas e marítimas.
O programa é dividido em três partes: Viverde, Dialogando e Pensar Verde. O Viverde traz informações relacionadas a qualidade de vida; Pensar Verde pretende fazer o ouvinte refletir à respeito das diversas questões ambientais; e o Dialogando, espaço voltado às  curiosidades relacionadas ao ecossistema. Para trazer informações de qualidade Alex lê e pesquisa muito, acompanha as principais revistas e sites sobre meio ambiente, além de ler autores que se dedicam à causa.


13h, no ar, Ecos em Debate...

Alex Nascimento e o radialista Mário Sérgio, que comanda
a parte operacional do programa.

No programa desta semana o entrevistado foi o engenheiro Osvaldo Alves do Nascimento FIlho, atual Superintendente da SMTT. 

Convidado da semana, Oswaldo Nascimento. O Superintendente
da SMTT fala ao jornalista sobre Mobilidade Social.

O tema principal foi a Mobilidade Social, onde ambos abordaram temas polêmicos, como  as questões dos mototaxistas aracajuanos e a conscientização das pessoas quanto a poluição através da eliminação de CO2 pelos veículos automotores. Além disso, conversaram sobre o  investimento feito pela Prefeitura na construção de ciclovias e da importância do seu uso não só para o meio ambiente quanto para a saúde do ciclista.  





Tudo isso surgiu de um interesse individual, agora tomou proporções maiores e vai poder chegar a todos os sergipanos. Queremos influenciar o ouvinte a participar, a debater e a, enfim, fazer parte do que é produzido. Nosso foco é fazer o ouvinte entender que há atitudes pequenas do dia-a-dia que, quando mudadas, podem fazer uma grande diferença nas nossas vidas”

  Alex Nascimento


Embora não seja Biólogo nem Geólogo, Alex procura fazer um programa numa linguagem despojada e simples, como forma de cativar cada vez mais ouvintes que não tenham interesse direto no assunto, que se faz presente com maior intensidade e afeta a vida de milhões de pessoas em todo o planeta. Fazer com que o Meio Ambiente seja cada vez mais discutido entre os aracajuanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário