Por : Fabiana, Isabelle e Alysson
Decoração natalina da praça central do Shopping Riomar
Com as proximidades das festas de
final de ano, os centros comerciais se enfeitam com pomposas ornamentações,
luzes e enfeites cheios de brilho e cores com tons mais voltados as cores
vermelho, branco, dourado e verde, retratados pelas vestes do Papai Noel ou das
imensas árvores de Natal instaladas nas lojas, ou pelos corredores dos shoppings da capital sergipana.
Toda essa magia criada em torno
da festa que celebra o nascimento de Jesus Cristo, contudo, é bem mais rica do
que realmente o natal simboliza, mais absurdo ainda é vermos toda esta
decoração não refletindo o espírito da própria festa, mas servindo de chamariz
para a compra de produtos relacionados a esta época do ano.
Elementos que em nada lembram o espírito de renovação ou fraternidade, do qual o que se celebra entre as diversas religiões cristãs existentes pelo mundo, muito menos o clima tropical do Brasil é sugerido nessas decorações, que sempre remontam regiões mais polares e frias, contrastando com o calor do nordeste brasileiro.
Elementos que em nada lembram o espírito de renovação ou fraternidade, do qual o que se celebra entre as diversas religiões cristãs existentes pelo mundo, muito menos o clima tropical do Brasil é sugerido nessas decorações, que sempre remontam regiões mais polares e frias, contrastando com o calor do nordeste brasileiro.
Decoração do centro da cidade de Aracaju
Pelas ruas do centro comercial de
Aracaju, bem como nos dois shoppings da cidade, o que se nota é que mesmo com
todos os avanços dos projetos que resgatam a cultura no nosso país, o natal
ainda é retratado com muita neve, bem diferente do calor tropical brasileiro.
“Não têm muito esforço em regionalizar a decoração, o que traria uma inovação à festa”, conta Aldemar Silveira, um dos consumidores do Shopping Riomar. “Alguns brasileiros têm mania de americanizar as coisas, isso é um reflexo do imperialismo econômico, que faz o natal girar em torno do lucro, esquecendo do verdadeiro espírito natalino, o do nascimento de Jesus Cristo”, completa a consumidora Priscila Siveira, mulher de Aldemar.
“Não têm muito esforço em regionalizar a decoração, o que traria uma inovação à festa”, conta Aldemar Silveira, um dos consumidores do Shopping Riomar. “Alguns brasileiros têm mania de americanizar as coisas, isso é um reflexo do imperialismo econômico, que faz o natal girar em torno do lucro, esquecendo do verdadeiro espírito natalino, o do nascimento de Jesus Cristo”, completa a consumidora Priscila Siveira, mulher de Aldemar.
Casal Silveira observa decoração natalina do Shopping Riomar
Já a ornamentação do Shopping
Jardins, não foge a regra, e mostra um natal com muita neve e até elementos que
sequer existam em regiões bastante frias, como exóticos cogumelos vermelhos, e
flores que brotam da neve. Esta tendência do natal importado não é recente,
desde a chegada dos imigrantes europeus muitos dos elementos que compõem esse
natal mais nevado e bem longe das cores e das altas temperaturas do nosso país.
Roda gigante orna a praça central do Shopping Riomar
Embora muitos desses elementos tornaram-se sinônimos da festa, o natal brasileiro também tem seus simbolismos, danças, comidas que também dariam temas a
serem abordados pelos vitrinistas e decoradores brasileiros.
Talvez não fosse agradável para muitos, ver um mandacaru enfeitado com luzes, bolinhas e festão, nem tampouco servirmos os nossos doces tropicais e castanhas de caju e do Pará em nossas mesas, muito menos ouvirmos canções de reizado ou pastoril enquanto ceamos.
Talvez não fosse agradável para muitos, ver um mandacaru enfeitado com luzes, bolinhas e festão, nem tampouco servirmos os nossos doces tropicais e castanhas de caju e do Pará em nossas mesas, muito menos ouvirmos canções de reizado ou pastoril enquanto ceamos.
Bonecos com roupas fazem parte da decoração.
Se alguns desses
exemplos pareçam estranhos, ou não são do conhecimento geral, em parte se deva a cultura dominante, que as vezes nos faz esquecermos nossa identidade vivendo uma
realidade até certo ponto virtual, já que em nada retratara a vida no nosso país,
mas que se torna realidade quando o assunto é a decoração natalina.
Concordo que seria legal uma decoração mais regionalista. Mas não vejo nenhum problema com a decoração atual, pois sempre foi assim. Não se trata de americanizar, em todo o mundo é esse padrão. E além do mais, ela é bem bonita.
ResponderExcluirQuanto aos centros comerciais fazerem disso um chamariz para o consumo, minha opinião é a seguinte: O nome já diz, Centro Comercial. Nimguem vai lá pra assistir missa e sim pra comprar. E os donos criam uma atenção em volta do cliente para que ele compre mais, se sinta satisfeito e volte em outra epoca do ano para comprar novamente. Eles estão corretissimos em odotar essa estratégia. Isso é super importante para a economia local e brasileira. Imagina se o Shopping Riomar não tivesse essa ou nenhuma decoração de natal.
Outra questão adotada no texto são as comidas tipicas.
No dia 24 de dezembro, algumas familias se reunem pra fazer a ceia de natal. Na grande maioria das ceias a realidade é que a nossa cultura está sempre presente. Quase ninguem come nozes por exemplo, se comer é castanha. As comidas são bem brasileiras. Peru com farofa, não existe nos EUA. A cultura brasileira não deixa de estar presente. Não vejo problema algum outras culturas semrem inseridas na nossa. Claro que não vamos fazer dessas a nossa. Devemos sim exaltar a nossa cultura, mas não custa nada abrir a mente para outras.
P.S: Existem flores na neve sim. A flor brota da terra e o caule é coberto por neve.