terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aracaju: concreto, mangue e lixo.

A degradação ambiental é um problema que afeta a maioria das cidades brasileiras de maior ou menor porte. As alterações no espaço geográfico causadas em grande parte pelo crescimento demográfico e a falta de planejamento urbano, se refletem no modo de vida da população, principalmente dos mais pobres. Pela falta de saneamento e infra-estrutura, essa população sofre constantemente com problemas de saúde.  
Outros motivos, no entanto, que poluem tanto ou mais que os esgotos a céu a aberto dos menos favorecidos é o estilo de desenvolvimento atual, onde as pessoas são levadas a consumir mais do que vão usufruir. Vivemos uma economia do desperdício: automóveis, eletrodomésticos, produtos descartáveis, e a maioria das embalagens plásticas consumidas em larga escala, poluem tanto por serem produtos industrializados, onde a sua fabricação estimula a extração de recursos naturais quanto por serem na maioria das vezes descartados sem o devido processo de reciclagem, indo parar no meio da rua.
 

Lixo descartado no centro de Aracaju, um dos poucos locais em que existem muitos lixeiros disponiveis


Pequenas ações melhorariam muito, a limpeza nas cidades

Lixo nas calçadas, realidade brasileira


 Em Aracaju grande parte dos dejetos vão diretamente para o rio Sergipe e para o Poxim. A maioria dos esgotos escoa em nossas águas sem tratamento algum, o que mata os nossos rios e prejudica a maioria das comunidades que usam dessas águas no seu dia a dia, até mesmo no preparo de alimentos.
Ações do governo vêem sendo criadas para tentar minimizar de alguma forma o problema, através das coletas seletivas, a organização em cooperativas de comunidades que reciclem os lixos previamente separados. Essas ações, no entanto esbarram na falta de consciência e no comodismo, que a vida moderna oferece ao cidadão.

A reciclagem ainda não é ordem e o lixo continua nas ruas, mesmo proximo a lixeiras


Bem que a vida poderia imitar a arte...Grafite no centro de Aracaju

São necessárias medidas educacionais que ensinem e cobrem de todos, uma efetiva frenagem na emissão de resíduos no ambiente.
Fora o lixo que salta aos olhos pelas ruas da cidade, resta ainda outros tipos de poluição,
Como a visual e a sonora, está ultima causada em sua maioria por empresas divulgando seus produtos em carros de som e pelos próprios políticos que deveriam pelo menos em tese lutar por uma cidade mais limpa!

Texto e fotos por:
Jean Marcel
Sophia Bouzid
Julie Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário