terça-feira, 23 de novembro de 2010

Palácio Museu Olímpio Campos encanta sergipanos



Escadaria do museu




Você já visitou o Palácio Olímpio Campos após sua reforma? O Palácio que já recebeu a sede do Governo do Estado de Sergipe, hoje abriga um Museu. Um espaço cultural que pode ser visitado por toda a população.
O Palácio Olímpio Campos é um dos mais importantes patrimônios do estado. Idealizado na época do Brasil Império, inicialmente, pelo então Presidente de Sergipe, Dr. Salvador Correia de Sá, em 1856, o “Palácio Provincial” seria criado para funcionar como sede do Governo do Estado e residência do governador na capital sergipana, tendo em vista que a mesma já havia sido transferida de São Cristóvão para Aracaju. Este projeto, de autoria dos engenheiros Francisco Pereira da Silva e Sebastião Pirro, não foi aprovado naquela época e, posteriormente, em outras gestões, foram apresentadas novas propostas para a construção do Palácio, mas que também não obtiveram êxito.


Pintura feita sob encomenda representa economia de Sergipe




Pintura sobre economia de Sergipe
                           

Desde a última sexta-feira, 19, e até o próximo dia 30 de novembro, o Palácio-Museu recebe a exposição itinerante do Museu Nacional da República,  Memória em Preto e Branco: a República e os Presidentes do Brasil". A mostra conta através de 25 reproduções fotográficas a história da República brasileira desde a chegada do ideário republicano, em 1870, até a primeira gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.



Exposição Museu Nacional da República



Além da exposição, os visitantes podem ver as belezas arquitetônicas, neoclássicas, do palácio, e as suas 241 peças, incluindo mobiliário de ex-governadores, busto em bronze, telas dos artistas plásticos Eurico Luís, Raimundo Oliveira, Héctor Júlio, P.B. Caribé, José Francisco Silva, Walmy Ferreira e Florival Santos, dentre outros itens e utensílios de época. Divididos em espaços de acesso monitorado e livre. Galeria dos Governantes Republicanos, Espaço Olímpio Campos, Espaço Fausto e Olímpio,
Sala Cidade de Aracaju, Galeria de Arte, Salão Nobre, Biblioteca Vice-Governador Manoel Cabral Machado, Salão Multieventos, Cafeteria e Livraria, Terraço.
                                             

Alunos visitam o Museu Olímpio Campos


Mais de cento e vinte anos após a sua inauguração, em 1985, o Palácio Olímpio Campos foi tombado, através do decreto nº 6.818 de 28 de janeiro, por ser um dos mais significativos monumentos da arquitetura oficial e importante referencial da história política e da cultura sergipanas.




Por: Taylane Cruz, Iuri Max, Danilo Trindade e Luna Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário