terça-feira, 23 de novembro de 2010

Exposição Galeria CAIXA Brasil em Aracaju

Exposição comemorativa dos 150 anos do banco acontece simultaneamente nas 27 capitais brasileiras
Por: André Teixeira, Adriana Cortes, Camila Moda e Lorena Ferro


Do dia 06 de novembro até a próxima sexta 26 de novembro, os sergipanos e turistas podem apreciar a exposição Galeria CAIXA Brasil, a maior mostra de artes visuais já realizadas no país.

         Entre os artistas expostos estão Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Djanira, Portinari, Glauco Rodrigues, Antonio Poteiro, Abelardo Zaluar, Tomie Ohtake, Francisco Rebolo, Cícero Dias, Antonio Bandeira, Newton Cavalcanti, Yara Tupinambá, Renina Katz, Rui Faquini e tantos outros, totalizando 600 obras de arte, entre pinturas, gravuras, fotografias, serigrafias, desenhos e outras técnicas. Em janeiro de 2011, quando a CAIXA completar 150 anos, as 600 obras em exibições se tornarão 81 no final das exposições e serão usadas para compor cinco novas exposições que terão lugar nos cinco espaços da CAIXA cultural (Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Para chegar a esse número, os visitantes das exposições votam em suas três obras favoritas, e as três mais votadas de cada capital formarão a exposição final.
Independência de Di Cavalcante, uma das obras em exposição

O objetivo da CAIXA ao realizar a exposição em todas as capitais é de promover um ingresso a cultura para aqueles que não têm possibilidade de aceso às artes em seu cotidiano. Para isso, a CAIXA levou em consideração ao escolher os locais de exibições do acervo artístico da empresa, ambientes confortáveis e acessíveis à população. E para a segurança das obras, não é permitido entrar com comida, bebida, cameras e bolsas no hall da exposição.





Aviso na entrada da exposição sobre a não permissão de entrada com cameras, bolsas, alimentos e bebidas no setor das obras.
   


As bolsas são lacradas na recepção do Memorial para segurança das obras expostas
  
Embora a iniciativa seja de levar à cultura a população, desde que a exposição foi inaugurada em Aracaju, pouco mais de 200 pessoas a visitaram. Para a assistente social Roberta Alves, 26 anos, que ficou sabendo da exposição através da mídia televisiva o problema é falta de divulgação de mais programas culturais em Sergipe “Eu fico meio triste em saber que Aracaju não receberá as obras mais votadas, mas eu entendo, porque uma falha em Aracaju é a questão da falta de divulgação desses eventos. Se elas viessem aqui, poucas pessoas iam saber e vir aqui visitar. Acho que precisa haver mais divulgação, tem muita coisa acontecendo por aqui e nem nós aracajuanos temos conhecimento”.



"Não há como trazer as 81 obras selecionadas para Aracaju, porque poucas pessoas vem até aqui apreciar. Todo o trabalho e o custo para manter as obras aqui, acabam não compensando" segundo a recepcionista da exposição
  


Roberta Alves, 26 "Acho que precisa haver mais divulgação, tem muita coisa acontecendo por aqui e nem nós aracajuanos temos conhecimento".
 
 
         Em Aracaju, a exposição se encontra no centro da cidade, no Memorial do Poder Judiciário de Sergipe Palácio Silvio Romero. O Memorial do Poder Judiciário foi a primeira sede do tribunal de Justiça de Sergipe, de 1894 até 1930, e hoje, além de abrigar temporariamente a exposição, conta a história do Poder Judiciário do Estado de Sergipe.







Memorial do Poder Judiciário de Sergipe Palácio Silvio Romero
 
Serviço: Galeria CAIXA Brasil
Local: Memorial do Tribunal de Justiça de Sergipe (Praça Olímpio Campos, nº 417, Centro)
Abertura: 05 de novembro de 2010, às 19h
Visitação: de 06 a 28 de novembro de 2010
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais
Mais informações: (79) 3213-0219 e 3213-0771



Nenhum comentário:

Postar um comentário