sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Consumismo feminino: por que elas consomem mais?

Por Monique Garcez, Mairon Hothon, Elaine Casado, Bruna Guimarães e Adler Berbert


Uma manhã ensolarada, um cartão de crédito com débito, uma vitrine luminosa, um sapato em liquidação e uma mulher passando pela loja, esse é o cenário perfeito para explicar um pouco do desejo de consumo feminino.  Que as mulheres compram, ou pelo menos gostam de comprar mais do que os homens, isso é já um fato até comprovado pelo IBOPE, e que vamos evidenciar logo mais abaixo. Contudo, para explicar por quais motivos isso se dá, é preciso que um estudo mais aprofundado seja realizado.

Homens e mulheres se diferem em muitos aspectos, dentre eles está à maneira de comprar e onde comprar. Em uma pesquisa feita sobre os gêneros humanos nas atitudes de compra, os dados mostram que as mulheres preferem comprar pessoalmente e nas lojas, pois necessitam ter o contato pessoal e poder conversar com o vendedor. E isso as difere dos homens, pois estes preferem comprar mais produtos de informática e de eletrônica pela Internet.
Promoções, sonhos, raridade, combinações, rapidez e outros itens importantes fazem do desejo de compra um sentimento de prazer e independência para as mulheres, e isso tudo é ocasionado por um momento de impulsão. A compra compulsiva pode até resultar em uma doença nomeada de oniomania. Ela é comparada a dependência de álcool e cigarro. Além disso, o consumo feminino muitas vezes pode estar aliado a outros problemas psicológicos, como a ansiedade e a baixo auto-estima. Tudo isso é explicado pelas diferenças da constituição genética, social e cultural entre homens e mulheres. Segundo um estudo realizado pelo IBOPE, que traçou os hábitos de consumo das brasileiras, as mulheres são mais detalhistas, e de uma maneira geral gostam de variar de marca, procurar por preços mais baixos, ter um contato pessoal com o vendedor da loja, e pagam mais caro por produtos de higiene pessoal. A pesquisa ainda mostra que a diferença em quantidade de compras entre homem e mulher chega a 10%.
Dessa forma, o consumismo feminino é maior que o masculino, e as mulheres prezam mais pela necessidade de realizar os seus desejos. A explicação para esse fato vai muito além do que classe social, cultura, raça ou quantidade de salário no final do mês, pois vai afundo nos meandros da genética feminina. E enquanto tudo isso foi mencionado, alguma mulher que estava passando em frente de alguma loja, já comprou um sapato, uma bolsa para combinar com ele, e agora está procurando por algum outro produto que a satisfaça.


Alguns dos produtos mais cobiçados pelas mulheres

Livros também são alvo de consumo

Um dos livros mais vendidos

Combinação de cores dá visibilidade a vitrine

Sempre há tempo para dar mais uma olhadinha

Não há quem não olhe para uma bela vitrine

Mulheres gostam de ir juntas ao shopping 
Produtos naturais também são cobiçados
Criatividade e inovação são fatores que chamam a atenção das mulheres



Nenhum comentário:

Postar um comentário