terça-feira, 30 de novembro de 2010

Idosos desfrutam lazer e tranquilidade na Praça Fausto Cardoso


Foto: Taylane Cruz
Um dos símbolos da cidade, surgido dois anos depois de Aracaju ter sido transformada em capital da antiga Província de Sergipe, a praça Fausto Cardoso passou por uma completa restauração, tendo todos os seus elementos originais recuperados. O espaço público construído em 1857 leva o nome de um dos mais influentes políticos da história sergipana, que se destacou também como jornalista, jurista e escritor. 

Idosos descansam e aproveitam a tranquilidade da praça/ Foto: Iuri Max

Foto: Danilo Trindade

A praça, anteriormente chamada de ‘Praça do Imperador', ‘Praça do Palácio', ‘Praça da República' e ‘Praça Tiradentes', foi batizada de ‘Fausto Cardoso' em 1912. A intenção foi homenagear o deputado estadual assassinado no local em agosto de 1906, durante o episódio conhecido como ‘a tragédia de Sergipe’.
Após anos de sua construção, a praça tornou-se um ponto de referência quando se fala em lazer, tranquilidade e passeio. As pessoas habituaram-se a frequentar a praça e encontram nela um ambiente aconchegante. Mas, apesar de ser um espaço público, o domínio do local fica por conta dos idosos. São eles, em sua maioria, os maiores frequentadores da praça. Seu Francisco Santos é um exemplo disso. Aos 75 anos, aposentado, vai sempre à praça para conversar, fazer amizades. “Venho desde os meus 10 anos. Vivo aqui, manhã e tarde. É minha alegria sentar aqui, tomar a fresca e bater papo com meus amigos”, disse.
Seu Francisco/ Foto: Lunna Santos

Os aposentados João Batista Rezende Sá, 74 anos, e João Gonçalves, 76, são velhos amigos de praça. “Venho aqui e fico sentado relaxando, vendo os monumentos da praça. Adoro conversar com os amigos e ver as pessoas indo e vindo. Sou aposentado, não tenho nada pra fazer em casa mesmo”, declarou seu João Batista.

Seu João Batista e Seu João Gonçalves/ Foto: Iuri Max

João Batista/ Foto: Taylane Cruz

Para José Luis Alves, 71 anos, a praça Fausto Cardoso é um dos melhores ambiente públicos de Aracaju. “Aqui eu tenho paz, me sinto feliz e tranquilo, penso na vida. Paaso o dia aqui. Não me canso deste sossego”, afirmou.

José Luis/ Foto: Danilo Trindade
                                                                                
Por: Danilo Trindade, Taylane Cruz, Iuri Max e Luna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário