quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Espírito natalino invade o centro da capital


Ornamentação do calçadão João Pessoa.

   por Anne Samara, Larissa Regina e Lorena Larissa 
   Com a chegada do Natal, o comércio se aquece com a data que é considerada a mais rentável do ano para os lojistas. A cidade vai pintando-se de verde e vermelho, cores típicas do período natalino. Árvores de natal, sinos, Papai Noel, fitas e objetos customizados para a época  são tirados do armário para enfeitar casas, comércios e locais públicos, tais como os Calçadões localizados no Centro Comercial da Capital, que são ornamentados pela prefeitura municipal  de Aracaju.

Enfeites natalinos de todos os preços.

   Esses enfeites despertam as sensações e impulsionam as vendas aflorando o ‘espírito natalino’ dos consumidores, embora faltando um pouco mais de um mês para o natal as vendas estão bem abaixo do que o esperado, é o que afirma Cleide Rosa, gerente de uma loja de cosmético, localizada no Calçadão da João Pessoa. “Por enquanto os enfeites natalinos não estão ajudando em nada, o movimento está muito fraco em relação ao ano passado e retrasado”, completa. Porém as expectativas para o mês de dezembro são animadoras, já que, para a alegria dos lojistas, os ‘atrasadinhos’ sempre deixam suas compras para última hora.
Cleide Rosa verificando os produtos da loja.
   Por outro lado, há uma gama de comerciantes que acreditam que a decoração natalina atrai pessoas e as estimulam à compra. A operadora de caixa de uma grande rede de lojas e departamento, Jucilene Moura acredita que os enfeites natalinos chamam a atenção dos clientes. “Já dá pra perceber a movimentação aumentando. A empresa investe neste setor com o intuito de lembrar as pessoas que é Natal”, afirma.

Decoração bem planejada desperta boas sensações e impulsiona vendas.

   As pessoas se sentem bem em andar em locais bem ornamentados, com decorações que façam alusão a data comemorativa, assim como na páscoa, dia das mães e das crianças, querem notar que há uma preocupação por parte do governo e da iniciativa privada de decorar a cidade e os locais de frequentação pública. O vendedor Luciano Góis, 30, afirma que este ano os enfeites de natal estão bem mais atraentes e em melhor qualidade, superando os do mesmo período do ano passado. “Acho que esse colorido acaba atraindo mais pessoas, inclusive turistas, que geralmente, escolhem capitais litorâneas para passar as festas de final de ano e se tornam clientes em potencial”, conclui.
Loja de departamento dá os retoques finais em sua decoração natalina.


   Em contraponto a visão do vendedor Luciano Góes, o segurança Hércules Ferreira, 44, passa despercebido pelas estruturas natalinas montadas no Centro da cidade. “Eu nem parei para olhar direito ainda, porém acho que os enfeites fazem toda a diferença, pelo menos mostra que estão lembrando daqui”, finaliza.
   O Natal é a principal festa do ano, não só financeiramente falando, mas principalmente no âmbito sentimental. Uma celebração de cores e formas, luzes e movimento, papai Noel, presentes  e a sensação de término de uma etapa. Enfeites é um detalhe, uma roupagem para a renovação, pois afinal o Natal já chegou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário