quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cinema pra crianças: infantil sim, mas com conteúdo

Por Daniel Nascimento, Eloy Vieira, Igor Bacelar, Manoela Veloso, Thiago Vieira



Fila preferencial para as crianças de todas as idades 


Quem encontramos na fila
Mais que os adultos, as crianças sentem-se fascinadas pela magia das telonas do cinema. Isto fica evidente no mundo em que vivemos, dominado pela cultura audiovisual. Por isso é importante que os filmes direcionados ao público infantil tragam conteúdo aliado à educação. Essa é a principal proposta do Festival Internacional de Cinema Infantil que atraiu muitas crianças durante o fim de semana no cinema Cinemark Jardins. Estão reunidos no evento filmes estrangeiros e nacionais.




Na expectativa para mais um filme
Adriana e seus alunos
 Além de atrair as crianças, pais, professores e até adultos aproveitaram o fato de que o conteúdo dos filmes era alternativo e educativo para se divertir e aprender ao mesmo tempo. “No festival vai ter dublagem ao vivo e eu acho que sempre é bom eles conhecerem algo diferente além do que veem na sala de aula”, disse a professora Adriana Simões. Seu aluno, Ícaro, 15 anos, disse que gosta dos filmes porque relembram um tempo um bom tempo de sua infância. “Os filmes valorizam uma boa cultura, tanto de fora quanto nacional”, afirmou.
O cinema não alcança todas as crianças ainda
Quem achamos à espera da sessão

Fila só para FICI/ Stand do evento
Chama atenção também o número de adultos que estiveram presentes e prestigiaram os filmes destinados aos pequenos. Uma delas foi Poliane, 24 anos, que, apesar de seu braço quebrado, foi a cinema. “Eu gosto de filmes infantis. Já é o segundo festival do tipo que acompanho”, afirmou. José Maria Marques prefere trazer a filha, Isa, para assistir filmes como os exibidos no festival. “É bom assistir filmes assim, que fazem pensar”, afirmou.
Quem encontramos na fila
 Entre os objetivos do festival, além de entreter o público infantil, destaca-se a iniciativa levar a magia do cinema a crianças que nunca estiveram de frente para a telona. O projeto “A Tela na Sala de Aula” levou mais de oito mil crianças às salas de exibição em apenas quatro dias, muitas delas do interior do estado. 
Stand do FICI
Assistindo Plumíferos, filme dublado simultaneamente
Dublagem simultânea
Durante as sessões, os filmes estrangeiros foram dublados simultaneamente e lotaram as salas de crianças e adultos. Apesar das filas para a compra do ingresso em pleno sábado, todos apreciaram os filmes e já esperam por mais oportunidades de assistirem a filmes infantis com boa qualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário