terça-feira, 30 de novembro de 2010

Qualidades desiguais

Enquanto algumas áreas de Aracaju recebem belos projetos urbanísticos, na periferia da cidade o que se vê é outro panorama.

Por Alysson, Isabelle e Fabiana.

Bairro jardins, um dos mais belos de Aracaju  

Tendo como slogan “A capital da qualidade de vida”, a cidade de Aracaju encanta turistas de todo o país que lotam seus hotéis nas altas estações e recebe vários elogios de seus visitantes, que atribuem a cidade  com vários adjetivos, dentre eles a beleza, limpeza e a boa hospitalidade de seus cidadãos.

 Orla de Atalaia

Não há quem não se encante com lugares como a orla de Atalaia, com plano arquitetônico moderno, e que lhe dá status de uma das mais belas do país, o calçadão da praia Treze de Julho e o seu belo calçadão que serve de pista de cooper no início do dia e no final da tarde, além de suas belas praças e avenidas bem arborizadas, que dão um charme à cidade.

trânsito na avenida Beira-Mar


rótula da Avenida Hermes Fontes

Todos esses benefícios são em parte oriundos de impostos como o IPTU, que a cada início de ano é cobrado e revertido nas obras de urbanização e outras obras em benefício da população aracajuana. Mas nem sempre isso acontece.

Passeando pela zona norte da cidade, o que se nota é outra realidade que em nada lembra a tal “qualidade de vida” da qual a prefeitura da cidade tanto divulga. Ruas sem calçamentos ou mesmo um plano urbanístico adequado são constantes nesta área da cidade, que muitas vezes não estão muito distantes de áreas como o centro da cidade.

vista da cidade por uma das casas da Rua Cel. José Pacheco Lima

A Rua Cel. José Pacheco Lima, no bairro Santo Antônio enfrenta problemas há décadas. Segundo os moradores da rua sempre existiu uma parte mais alta e outra mais baixa, porém a largura do logradouro era mais larga, e uma obra do sistema de esgoto e encanamento ocorridas nos anos 1980, acabou obstruindo parte da rua, deixando com pouco mais de 1 metro de espessura.


parte mais estreira da Rua Cel. José Pacheco Lima

“Moro aqui há mais de 30 anos, e desde que parte do barranco caiu, nada mais foi feito”, diz o Sr. José Santana, morador da rua .”Em 1996 com as chuvas o barro cedeu mais ainda, e deixou a rua mais estreita”, diz o morador.
  
As chuvas e a erosão, estreitam ainda mais a rua  

Segundo informações dos moradores, a prefeitura os isentou da taxa de IPTU, o que dificulta ainda mais as possíveis obras de benefícios na localidade. Ainda segundo os moradores, com o orçamento participativo a rua teria entrado nos planos da prefeitura, mas depois de uma reunião com o ex-prefeito no início desta década, o assunto nunca mais foi discutido.

Mas há outras áreas da Zona Norte da capital sergipana que sofrem com descasos como este. O que mais chama a atenção nos problemas da Rua Cel. José Pacheco Lima, é por estar localizada em uma área que abriga um condomínio, o Hospital Universitário, emissoras de rádio e televisão.

vista da parte mais baixa da rua

Seus moradores vivem privados de alguns serviços de transporte, como por exemplo não conseguem sequer estacionar um veículo na porta de casa, muito menos chegar com compras mais pesadas.

Outro transtorno é quando algum morador da rua adoece, e tem que ser carregado até uma ambulância,  trajeto feito a pé, já que a mesma não tem como parar em frente a algumas casas.



Apesar da bela vista da cidade a vista dos moradores da Rua Cel. José Pacheco Lima, não lembra beleza em nada.

São casos como este que põem em xeque a tal qualidade de vida difundida pela prefeitura, que beneficia alguns locais rentáveis da cidade.


2 comentários:

  1. Pode ter certeza. Sou aracajuana com muito orgulho. Adoro a minha terra, mas consigo perceber diferenças que, com mais um pouco de boa vontade, poderiam ser sanadas. Aracaju impressiona os turistras mas deve proporcionar aos seus moradores, independente da classe ou área que ocupa, melhores condições o ano inteiro.

    ResponderExcluir
  2. molo aqui a 30 anos ja caiu carro,motos,carroça, caminhao e bicicletas habitantes e nada foi resolvido cade a lei do estado e rucursos onde esta tem quer tomar uma providencia porra vamos fazer da degosto de morar aqui no meio de condomínio, o Hospital Universitário, emissoras de rádio e televisão.

    quase morre uma criança no bairro cade a lei de sergipe cade o prefeito tempo de eleiçoes quer voto na hora de fazer a rua nao quer fazer so quer votos tem quer ver os lados dos pobres tomara quer isso seja feito muito rapido.

    ResponderExcluir