terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cartinhas de Natal, a esperança de um sonho realizado


Por Isabelle, Alysson e Fabiana


É só se aproximar o final do ano que as agências dos Correios ficam lotadas delas: as cartinhas de Natal. Nelas, crianças cujos pais não têm condições de comprar presentes, escrevem seus pedidos, aquilo o que mais desejam ganhar na noite de Natal. 


E o papai Noel que vai realizar o sonho desses pequenos pode ser qualquer pessoa, basta procurar uma agência dos Correios e adotar uma cartinha. Os pedidos são os mais diversos: bonecas, carrinhos, material escolar, bicicleta e até notebook. Há cartinhas, que chegam a emocionar, é o caso da garotinha que escreve pedindo apenas uma caixa de bombom.

No ano passado, mais 25 mil cartas chegaram à Agência Central dos Correios de Aracaju. Selma Santiago, da equipe da assessoria dos Correios, explica que este ano, por questões logísticas, a empresa elaborou critérios para a inscrição das cartas: as crianças que quiserem fazer seus pedidos devem estar matriculadas em escolas públicas; instituições sócio-educativas, creches ou orfanatos e estar cursando até a quarta-série. 


A carta deve conter o nome completo da criança, o nome e o endereço da escola. Só vão para o cadastro as cartas que estiverem com os dados corretos. É a própria agência dos Correios que se encarrega pela entrega dos presentes nas escolas. As cartas ficam separadas por item, o que facilita na hora da escolha. “Isso não impede que qualquer outro item seja doado, mas os que são previamente definidos tem prioridade”, diz Selma.

A dona de casa Maria José Santos foi aos Correios deixar as oito cartinhas em que escreveu os pedidos de seus três netos. “Eles disseram: Vovó, escreva para papai Noel, para ver se eu ganho presente, já que a senhora não tem condições”, conta Maria.

A professora Andréa Silva procurou os Correios para levar a cartinha escrita pela filha de sete anos. “Ela pediu uma boneca ou material escolar”, conta Andréa.

Todos os anos, a agrônoma Mariana Santos escolhe uma cartinha de Natal e realiza o sonho de uma criança. “A gente deveria fazer isso sempre, mas não dá. Para mim, é muito importante, eu fico muito feliz com isso”, afirma. 

As pessoas têm até o dia 30 de novembro para adotar uma carta, e até o dia 10 de dezembro para deixar a doação nas agências. E já há pessoas fazendo doações. Dentre elas uma bicicleta que já se encontra na Agência Central dos Correios de Aracaju. Realize um sonho de criança neste Natal, adote uma cartinha.

Selma Santiago, equipe da assessoria de comunicação dos Correios


Maria José


Andréa Silva



Bicicleta que será doada para uma das cartas



Caixas selecionadas por categorias para atender os pedidos das cartas.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário