quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vendas de Natal começam a aquecer o comércio de Aracaju

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, as vendas vão crescer 5% este ano.

 Por Arli Casas, Dafnne Victoria, Suzanmelila Matos, Taiene Esmerim, Tatiana dos Santos
Lojas já estão em clima de Natal
Em pleno mês de novembro, basta um passeio rápido pelo Centro de Aracaju e já é visível nas lojas e no vai e vem da multidão que a cidade já respira Natal. A decoração natalina já toma conta das ruas e vitrines e as vendas de Natal já começam a aquecer o comércio.
Este Natal não deve ser de fartura absoluta para o comércio. Comparadas ao desempenho de 2010, as projeções deste ano caíram à metade. Diante da crise econômica que assombra o mundo, da desaceleração do ritmo de crescimento do país e da queda na criação de empregos, o consumidor, desconfiado, resolveu pisar no freio.
Ana Paula Figueiredo, gerente da loja de roupas Lyrius confirmou a tendência. "Esperávamos um crescimento nas vendas antes do Natal, de pelo menos 30%. Porém, acreditamos que isso só será possível a partir do dia 15, com o pagamento do décimo 13º. Para ela, o cliente está mais cauteloso. "Os compradores estão pedindo mais descontos e estão com medo de se endividar." É o caso da estudante Juliana Teixeira, 20 anos. "Costumo dar presentes para meus pais, amigos e outros parentes. Mas este Natal será diferente. O agrado será apenas para meus pais", lamenta.
A estudante diz ainda que não está confiante em relação à economia brasileira e, por isso, prefere não gastar muito. “O ano passado, sentia uma segurança maior, então é melhor não arriscar", afirma. 
Enquanto em 2010 o crescimento foi de 10%, este ano a expectativa gira em torno de 5%, embora o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas – FCDL - Gilson Figueiredo trace que em Sergipe essa taxa fique entre 6% e 8%. Mesmo que abaixo de 2010, os números são bons.
De acordo com o gerente da loja Sapato’s, Valdenilson dos Santos, a expectativa é que as vendas cresçam com o pagamento da primeira parcela do décimo 13º, que acontece  entre os dias 15 e 20 deste mês. “Ainda não há um grande fluxo de clientes vindo às compras, mas estamos esperançosos que nossas expectativas sejam superadas”, diz.
Fugindo da superlotação das compras de última hora, clientes vão as compras antecipadamente
A autônoma Vanildes Rodrigues, que não gosta de deixar as compras para a última hora, tratou logo de adquirir os itens para a decoração natalina da sua casa. “Procuro me planejar para evitar possíveis aborrecimentos de última hora. O legal de antecipar as compras é que é mais calmo, sem correria, dá para pesquisar os preços”, enfatiza.
Diferentemente de Vanildes, a assistente administrativo, Elaine Cardoso de Andrade só faz compras de última hora. “Sou brasileira e como os demais deixo as compras sempre para o final, na última hora, mas já estou acostumada a esse ritmo, ao corre-corre”, relata. Questionada sobre o que vai fazer com o décimo 13º ela é categórica. “Geralmente compro presentes para a família, roupas, calçados. Meu décimo é exclusivo para compras desse gênero”, encerra.
Calçados estão entre os itens mais procurados nesta época
            Uma pesquisa rápida e já é possível constatar quais são os itens mais procurados no momento: além dos itens de decoração natalina, calçados, roupas e eletroeletrônicos são as vedetes desta temporada. “Ultimamente temos vendido inúmeros computadores. Notebooks são os preferidos nesta época”, garante Alderlan Esteves, vendedor de uma loja de eletrônicos.




Empregos temporários
Os contratados temporários atentos para atender clientes da loja Sapato's
Atrelada às vendas, surgem os empregos temporais. Em todo o país, o período natalino será responsável pela criação de 160 mil empregos temporários no comércio. O número foi divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL – nesta segunda-feira, 7. A previsão corresponde a uma alta de 10% em relação a 2010.
O aproveitamento dos trabalhadores temporários, por outro lado, será bem menor que no ano passado. Apenas 5% daquele total devem ser mantidos este ano, contra 15% em 2010. Isso é consequência da menor atividade econômica, que segundo a CNDL deve impactar com mais força as decisões de investimento dos empresários do varejo.
De acordo com Ana Paula Figueiredo, as contratações temporárias na Lyrius já iniciaram e a pretensão é crescer de acordo com a necessidade. “Esperamos sinceramente que os consumidores venham às compras e assim possamos atender as suas solicitações, contratando mais mão de obra. Isso é bom para todos. Para nós porque possamos contar com uma demanda maior de profissionais e assim atender a todas as solicitações, e para quem está desempregado é uma porta que se abre rumo a um trabalho efetivo futuro”, avalia.
Já Valdenilson dos Santos, admite que as contratações na empresa em que gerencia duplicaram. “Trabalhamos com planejamento, então é preciso se precaver para quando a grande movimentação chegar na loja, quando a clientela invadir o comércio”, confessa.
Segundo a confederação, a região que mais vai apresentar alta nas contratações de temporários neste ano será a Nordeste, levando-se em consideração a proporção de empresas pelo número de consumidores existentes. A Região Sudeste, como de costume, deve liderar as contratações de temporários em números absolutos, por concentrar o maior número de empresas e de consumidores.
Itens natalinos são indispensáveis para a decoração de fim de ano
A movimentação no Centro da cidade já é notável








Nenhum comentário:

Postar um comentário