quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que é o Natal?

Para uns uma data religiosa, já para outros uma festa comercial

Por Alanna Molina, Ana Carolina, Bárbara Costa e Larissa Ferreira. 

Enfeite de Natal no Centro de Aracaju
O Natal é uma data cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo. No dia 25 de dezembro as pessoas celebram o amor, o ano que está acabando, a paz e a família. Porém, as pessoas têm esquecido do seu verdadeiro significado, lembrando apenas do capitalismo que já está intrincado nas pessoas do mundo inteiro.
Inicialmente, em 25 de dezembro era comemorado o “Natalis Solis Invicti” (“nascimento do sol invencível”), uma festa pagã onde os romanos adoravam o deus persa da agricultura, Mitra. Em 354 d.C. esta data foi “cristianizada” e passou a ser comemorado o nascimento de Jesus Cristo. As pessoas trocavam presentes como símbolo dos que foram dados pelos três Reis Magos a Jesus no dia do seu nascimento. As lojas, com o tempo, perceberam como poderiam lucrar com essa data, e passaram a se preparar, cada vez mais cedo, com muitos produtos, promoções e com decorações que chamam a atenção dos seus clientes.


Pessoas em compras 

Decoração natalina
Assim que o Dia das Crianças fica para trás, começam as preparações para o Natal. As lojas se enchem de árvores de Natal, presépios e promoções. Apesar de as lojas se prepararem em outubro, é em novembro que o movimento começa a crescer. As pessoas vão às compras, aproveitando enquanto as lojas não estão cheias de gente, mas sim de variedades de produtos. Todos querem garantir os melhores presentes para seus entes queridos e amigos. Márcia, uma vendedora de uma loja de variedades no centro de Aracaju, contou que o Natal é a data mais lucrativa do ano e que as maiores vendas são de presentes e decoração para a casa. Ela acha que o verdadeiro significado da data está sendo esquecido, dando lugar ao crescente capitalismo.

Símbolo natalino

Um grande exemplo de como o capitalismo vem influenciando o Natal é o conhecido “bom velhinho”. O Papai Noel foi inspirado em São Nicolau, um bispo que gostava de dar presentes aos necessitados. Passou, então, a ser um símbolo natalino, com suas roupas marrom e verde. Porém, em 1931, a Coca-Cola usou a imagem de Papai Noel criada por Nast, um cartunista alemão, em sua campanha publicitária. O “novo” velhinho usava roupa vermelha e preta, que são também as cores da empresa. A partir daí Papai Noel, que antes era conhecido apenas na Alemanha, virou o símbolo natalino que ele mantém até hoje.

O Natal em seu verdadeiro sentido


Maria Anízia estava na catedral para se confessar.
Todos sabem que o Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, mas poucos realmente fazem do natal uma cerimônia religiosa e não somente uma comemoração festiva com troca de presentes. Um exemplo dessa exceção é a senhora Maria Anízia dos Santos, que não costuma enfeitar sua casa no Natal, mas sim aproveitar a data para fazer orações e se preparar para receber cada vez mais Jesus em seu coração. Para ela, a sociedade se esqueceu do que deve realmente ser comemorado porque já se passou muito tempo do nascimento de Cristo, e diz ainda que “os corações das pessoas devem ser a manjedoura para que Jesus possa se deitar”. Comenta também que muita gente pensa em dinheiro e presentes, mas diz que se ela tivesse dinheiro preferiria doar para os necessitados. O que é observado na senhora Maria Anízia dos Santos é o que pouco se vê na sociedade: o espírito religioso em que a data foi inspirada. Com o crescimento do comércio em volta da data trocam-se os valores, o Natal passa a ser muito mais uma data lucrativa e materialista do que espiritual. Maria Anízia dos Santos irá aproveitar o Natal para rezar as novenas de livros que comprou na Livraria Paulinas.


Antônio Carlos, vendedor da livraria Paulina.
A Livraria Paulinas é um local onde são vendidas tanto estatuetas de santos e decoração, quanto quadros, imagens e cd’s, mas seu principal foco são os livros. O vendedor Antônio Carlos Nunes Santos conta que a livraria foi idealizada pelo Padre Tiago Alberione, italiano, e foi inspirada na palavra de São Paulo, que é levar a palavra de Deus a todas as pessoas, então o Padre pensou que poderia ser através da comunicação de livros e músicas. Portanto, a principal intenção da livraria é a disponibilização de livros para que a partir das suas leituras as pessoas possam entender a religião e incorporá-la em suas vidas. O vendedor revela que mesmo que a sociedade, em sua maioria, veja o Natal de uma forma distorcida dos fundamentos cristãos, ainda assim a livraria começa a ter um crescimento do  úblico nessa época, em sua maioria são pessoas do sexo feminino e com idade avançada – um forte exemplo da senhora Maria Anízia dos Santos.


Presépio, enfeite religioso muito comum nesta época.

O Natal solidário

Um dos principais aspectos do natal é a troca de presentes, mas nem sempre quem os ganha realmente os precisa. Pensando nisso foi criada a campanha de Natal dos Correios, onde são depositadas milhares de cartas de crianças carentes endereçadas ao Papai Noel com pedidos de presentes. Em Aracaju a campanha “Papai Noel dos Correios 2011” teve início no dia 12 de outubro e se estenderá até o dia 30 de novembro. No ano passado foram depositadas 43 mil cartas durante a campanha, e tiveram seus pedidos atendidos cerca de nove mil crianças. As cartas ao bom velhinho podem ser postadas em qualquer agência dos Correios e precisa ter o endereço completo do remetente. E quem quiser adotar alguma das cartinhas basta ir até a agência central dos Correios a partir de 1º de novembro. Para quem não esquece que o Natal é uma época de reflexão interior e sente que em si despertou o espírito de cooperação, amizade e amor, o natal solidário dos Correios é uma boa opção.

Natal, que em latim (Natalis) significa nascer, nos traz a ideia de renascimento, começar de novo. E seja qual for sua religião, o fim do ano é sempre uma boa época para agradecer e estar com a família, relembrar os bons momentos, presentear as pessoas amadas e ajudar a quem precisa. Essas são coisas que, afinal, deveriam ser praticadas por todos durante o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário