quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estresse leva cada vez mais pessoas a buscar o Yoga para relaxar

Por Ayalla Anjos, Cleanderson Santana, Leandro Calado, Maíra Silveira, Sóstina Silva, Thaís Guedes 


Número de adeptos tem crescido e se diversificado


     A correria do dia-dia, o trânsito caótico, e todos os demais problemas dos centros urbanos têm levado muita gente a procurar no Yoga uma nova forma de vida ou apenas uma maneira de sentir-se “leve” em meio a tudo isso. 
     O Yoga surgiu como uma filosofia milenar oriental que busca a integração da personalidade em todos os níveis possíveis: físico, mental, intelectual e espiritual. Segundo a educadora física que há 3 anos trabalha com Yoga, Adriana Alves, os benefícios que esse exercício traz para o praticante são inúmeros. “O yoga trabalha concentração, melhora ansiedade, depressão, trabalha o corpo como um todo, musculatura, força, equilíbrio, coordenação, melhora a respiração, a capacidade vital que é a capacidade de absorver oxigênio”, explica.  


Professora de Yoga Adriana Alves  


     Por proporcionar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito, a atividade vem atraindo cada vez mais adeptos. De acordo com Adriana, o perfil da maioria das pessoas que procuram o Yoga, é o dos que buscam controlar o estresse, ansiedade, a depressão. “Hoje está começando a aparecer o pessoal mais jovem no yoga, mas antes o público era mais o pessoal acima dos 30 que já está com muitos problemas como excesso de trabalho”, afirma. 
     Ainda segundo a professora, o Hatha Yoga prioriza os Àsanas (posturas) e os Pránáyámas (respirações), características que, quando trabalhadas de maneira conjunta, proporcionam mais equilíbrio, coordenação, força, potencializam a capacidade respiratória, relaxam o corpo e a mente e melhoram a concentração, entre outros benefícios.         
     Praticante de Yoga há pouco tempo, a estudante de biologia na UFS, Camila Cunha, destaca as mudanças e os benefícios que tem observado desde que começou o exercício, “Ultimamente meu nível de estresse tem sido alto e o yoga tem ajudado aí, pois durante a prática consigo parar, pensar mais sobre mim, me observar, e quando saio de lá me sinto mais leve”. Já a aluna do curso de Audiovisual na UFS, Karla Caroline, relata que sempre teve curiosidade e a partir de amigos e da internet descobria e cada vez mais crescia o interesse pelo Yoga. Atualmente, apesar freqüentar a atividade a pouco tempo, Karla declara “Agora, quando saio das práticas me sinto renovada”. 


A estudante de Biologia Camila Cunha pratica Yoga a pouco tempo


     As aulas no Parque da Sementeira fazem parte do projeto "Atividade Física no Parque", lançado em 2007 pela prefeitura, no qual são ofertadas gratuitamente à população, práticas de Yoga e alongamento. Para quem quer praticar yoga lá é só aparecer às segundas, quartas e sextas-feiras, em um dos dois horários :pela manhã das 6h30 às 7h30, e pela tarde das 17h30 às 18h30. 




Para iniciar a prática, os participantes buscam "esvaziar" a mente
A professora Adriana Alves trabalha com Hatha Yoga para inicantes
A prática é favorecida quando praticada em contato com a natureza
O Yoga trabalha a concentração nos movimentos


Você sabe o que é Yoga? 
     Ao pé da letra, Yoga significa união, pois busca unir e integrar o corpo, a mente e as emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos, de forma consciente e harmoniosa. O Yoga induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o enrijecimento muscular e o desenvolvimento da flexibilidade. 
     É considerada uma filosofia de vida, cujo surgimento se deu no oriente, mais especificamente na Índia há mais de 5000 anos. A prática figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. 
Como filosofia de vida, o Yoga também prega o Vegetarianismo
Os praticantes são incentivados a respeitarem suas limitações


Como o Yoga chegou ao Ocidente?
    Praticar Yoga, assim como acunputura, tai-chi e tudo mais o que se oferece no mercado hoje em dia como solução para o estresse do cotidiano, fazem parte do movimento alternativo que surgiu na década de 70, mais especificamente o movimento psicologista ou emancipacionista. Essa corrente ideológica foi incorporada nos discursos dos militantes estudantis no final dos anos 60, os quais defendiam a idéia de que a transformação do sistema só seria possível a partir de uma profunda transformação psicológica. 
    Crises existenciais, solidão, estresse, e todos os seus derivados, tudo isso para o movimento psicologista é condicionado pela carência de relações comunitárias de vida, conseqüências de uma lógica capitalista que estimula o individualismo e a exploração da força de trabalho pelo lucro desenfreado. O mesmo sistema, ainda é responsável pelo desequilíbrio entre corpo e mente, causando inúmeros problemas de saúde devido às estressantes rotinas de trabalho. É aí, a partir da década de 1970 que o ocidente busca os saberes orientais para tratar desses problemas. A partir de então, o Yoga passa a conquistar cada vez mais adeptos à medida que o mundo moderno se torna cada vez mais turbulento. 
A não-violência é um dos ensinamentos do Yoga
Quer saber mais? 
http://www.yogasite.com.br/ 
Livro “Quem deve mudar todas as coisas: As alternativas do movimento Alternativo”, de Joseph Huber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário