quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Todo dia é dia de praia

A Orla da Atalaia seu comércio e sua tranquilidade nos dias úteis

Por: Egicyane Lisboa, Emily Lima, Lenaldo Severiano, Liliane Nascimento e Pedro Rocha


Vendedor ambulante Marcos Santana
De segunda a sexta tudo acontece mais devagar na Praia da Atalaia, distante do ambiente badalado e intenso do fim de semana, a praia se apresenta nos dias úteis como opção de lazer mais voltada para o descanso e para a tranquilidade. A calma do lugar está no caminhar mais lento dos vendedores, na postura mais recatada dos banhistas e nas pegadas que ficam mais tempo na areia.

Marcos Antônio, proprietário de barraca na Orla da Atalaia
O movimento do vendedor Marcos Santana e da sua carrocinha de bebidas pela praia é bem mais calmo do que no sábado e no domingo, durante os dias úteis ele pode mergulhar e até descansar, enquanto trabalha, diferente da correria do fim de semana. Marcos Antônio, que também trabalha com comércio na praia, é proprietário há 14 anos de uma barraca que é aberta todos os dias da semana, por conta do fluxo menor nos dias úteis apenas três pessoas trabalham na barraca, diferente dos sábados e domingos que precisam de sete pessoas para atender a demanda. “No final de semana há um aumento no volume dos produtos vendidos, mas não é prejuízo abrir durante a semana, pois as vezes vendemos bem, o  que compensa”, diz o comerciante Marcos Antônio.

Entre os motivos que levam os banhistas à Orla da Atalaia durante a semana estão a adaptação dos horários e a busca por tranquilidade. Os amigos Edson Alves, Rodrigo Menezes e Aelton Alves, aproveitam a folga e o turno da manhã livre para começar bem o dia. “Eu vim tomar banho de mar para tirar o estresse, pois durante a semana é mais sossegado”, afirma Edson Alves.

Os amigos Aelton, Edson e Rodrigo, nessa ordem.
A praia nos dias úteis é convidativa para os turistas que querem aproveitar mais do que apenas o fim de semana e nas primeiras horas do dia já estão desfrutando da calmaria. Alguns fotografam os arcos e outros, como as irmãs Ana Claudia Bessa e Edila Maria Pereira, que moram no Rio de Janeiro, preferem tomar sol e mergulhar. “Chegamos ontem e quis vir logo à praia porque durante a semana é mais tranquilo.”, indicou a turista Claudia Bessa.


O espaço menos concorrido é um convite para os exercícios físicos, corridas, caminhadas e alongamentos podem ser vistos tanto no calçadão quanto na faixa de areia. O vigilante Jailson Santos, aproveita a folga do dia para ir à praia. “gosto de vir à praia para praticar atividades físicas por não ser tão movimentado quanto nos finais de semana quando o fluxo de pessoas é mais intenso.”
Grande quantidade de mesas e cadeiras vazias

Máquina de limpeza, puxada por um trator
A calmaria torna a opção do lugar na areia e das mesas mais fácil e possibilita a limpeza da sujeita que ainda é deixada pelos banhistas do final de semana. De acordo com o funcionário da Torre responsável pela limpeza da Praia da Atalaia há seis meses, Genival Santos a limpeza é feita da segunda-feira até a manhã do sábado, período em que a praia fica mais vazia. “A praia fica muito suja e é visível quando chegamos na segunda-feira.”, diz Genival Santos que trabalha junto com o, também funcionário da Torre, Pedro do Santos operando uma máquina que movimenta cerca de 20 centímetro de profundidade na areia e retira o lixo por um sistema de esteiras.
Máquina de limpeza da areia da praia


Durante a semana as areias da Praia da Atalaia podem não estar tão movimentadas ou cobiçadas quanto no sábado e no domingo, mas com a tranquilidade e o espaço para descanso mostram uma versatilidade pouco conhecida desse espaço. Mesmo que com um ar diferenciado, a praia cumpre a função de levar lazer para o aracajuano, o chamando para o descanso, para a atividade física, para o passeio e até para a ação de, como diriam Chiko Queiroga e Antônio Rogério, mirar as ondas do mar.
Tranquilidade para sentar e observar o mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário