terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rua do Turista: mais uma opção para as compras de fim de ano

Por: Cleanderson Santana, Thais Guedes, Leandro Calado, Maíra Araujo, Sóstina Silva, Ayalla Anjos.
Entrada da Rua 24h que hoje se chama Rua do Turista

A Rua do Turista foi reaberta em novembro de 2010

A antiga Rua 24 horas, localizada no centro comercial de Aracaju com entrada situada na rua Laranjeiras, sempre foi um famoso ponto comercial e turístico da capital sergipana. Inaugurada em 1994, se manteve funcionando a todo vapor durante muitos anos, mas com a chegada de Shoppings Centers na Zona Sul da cidade, a rua acabou sendo abandonada aos poucos, tanto pelos comerciantes como pelos turistas. Com isso, no ano de 2003 a Rua 24 horas, que continha quatorze salas, dois pavimentos, uma sala de cinema, três lanchonetes e uma confeitaria viu suas portas serem fechadas com a promessa de que seria aberto um shopping Center no local. Isso não aconteceu.  O projeto foi esquecido pelas autoridades e pela população que já não lembravam mais da Rua 24 horas. 
A rua do Turista dispõe de lojas de roupas, móveis, informática, bijouterias
No andar de cima, o CEAC, Ponto Banese e o Senac

A gerente Flávia Aragão

O antigo Cinema Vitória ainda não voltou a funcionar

A Rua do Turista também dispõe de lanchonetes e cafés

Em 2009 as obras de revitalização da rua tiveram início. Prevista para durar 150 dias, as obras foram prolongadas por quase dois anos. Assim, no dia 29 de novembro de 2010, finalmente foram reabertas as portas da Rua 24 horas, que agora seria chamada de Rua do Turista. Toda revitalizada, a Rua do Turista abriga hoje dezessete lojas, quatro banheiros adaptados para portadores de necessidades físicas, lanchonetes, cafés, o antigo Cinema Vitória (embora ele não tenha começado a funcionar desde o dia da reabertura do local), um ponto Banese, o Cetro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Há também um palco onde acontecem shows todos os dias ao meio dia, atraindo mais pessoas para o local. “Aqui é sempre bom para tomar uma cerveja, conversar com os amigos e apreciar a beleza do espaço. Eu já frequentava ainda quando era chamada de Rua 24 horas. Sempre tinha eventos que atraíam um bom público, e com essa reforma a rua continua com a mesma essência, só que de cara nova”, conta Alexandre Pessoa, funcionário público e frequentador assíduo do local.
Com a chegada da época do espírito consumidor natalino, os lojistas da Rua do Turista esperam ter um bom lucro com as vendas, como comprova Flávia Aragão, gerente de uma das lojas: “Esperamos muito do mês de dezembro. Para qualquer lojista junho e dezembro são os melhores meses de venda, porque o lucro é maior do que qualquer outra época do ano. Mas acredito que as vendas desse final de ano superem o mês de Junho”. Flávia também aponta uma questão que ainda é um grande problema da Rua do Turista: o anonimato do local. “Aqui ainda é novo, então tem muita gente que não conhece. Apesar de que com o funcionamento do CEAC aqui o movimento tem melhorado e como é final de ano também aumenta um pouquinho. Mas tá faltando muita divulgação para que as pessoas possam vir conhecer a Rua do Turista. E esse é um problema que afeta a todos os lojistas do local.” Ao ser questionada sobre o que falta para movimentar a rua do turista e atrair o público, Alessandra Távora, que é vendedora em uma das lojas, conta que está faltando organização por parte da direção do local para que divulguem melhor.
Além de não ter a divulgação necessária para poder atrair os consumidores, os lojistas da Rua do Turista sofrem com outro problema que acaba prejudicando um pouco as vendas. Mesmo sendo localizada no centro comercial da cidade, as pessoas entram na rua olhando um pouco assustadas para as lojas, por ser um local bonito e as suas lojas serem um pouco mais sofisticadas em comparação a outras que se encontram no centro, como afirma Flávia Aragão. “Existe uma grande diferença das lojas localizadas aqui na Rua 
do Turista para as localizadas no centro comercial, porque as pessoas veem aqui como lojas de boutique e acham que as roupas são caras, por isso às vezes eles passam e não entram nas lojas.” Mas nem todos tem essa visão do local, o que é muito bom, pois ajuda a acabar com esse mito de roupas caras. Como diz a professora Raquel Freitas: ”A rua do turista é legal, porque é mais uma opção de lazer e mais uma opção de compras para mim. Dá para comprar sem enfrentar o sol e o calor. Com certeza mês que vem virei comprar alguma coisa para o natal aqui também”.
A Rua do Turista é acoplada ao Centro de Turismo, que existe há mais de 35 anos e cuja entrada é situada na Praça Olímpio Campos. No Centro de Turismo também funcionam pontos comerciais, o que inicialmente, com a reabertura da Rua 24 horas e agora com a Rua do Turista, se esperava que houvesse um aumento nas vendas, mas isso não aconteceu. “A reabertura não foi significante para a venda de artesanatos no Centro de Turismo. As vendas não melhoraram o que aumentou foi o número de pessoas passado pelo local”, desabafa Irene Aragão vendedora do centro de turismo.
O clima de Natal já está presente 

Irene Aragão, comerciante do Centro de Turismo

O CEAC tem contribuído para aumentar a circulação de pessoas

Com a proximidade do Natal, começam as buscas pelo melhor presente e o que mais couber dentro do orçamento. Assim a Rua do Turista não deve ficar de fora dos locais que você irá pesquisar o melhor preço e o melhor produto para presentear alguém. A Rua do Turista fica aberta das 9h às 18h. E no mês de Dezembro funcionará até às 22 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário