quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Centro de Aracaju antecipa o natal

Por: Egicyane Lisboa, Emily Lima, Lenaldo Severiano, Liliane Nascimento e Pedro Rocha
Decoração de natal no Calçadão da João Pessoa

Casa do Papai-Noel, cruzamento dos Calçadões da João Pessoa e Laranjeiras
As luzes, os sinos e as guirlandas, que anualmente enfeitam o centro de Aracaju, puderam ser vistas mais cedo este ano. A fim de aumentar as vendas do comércio e atrair mais turistas, a colocação dos enfeites natalinos foi iniciada ainda no mês de outubro, com previsão de entrega para o dia 11 de novembro. A antecipação repercute tanto na organização de algumas lojas, quanto na reação das pessoas que visitam o local.


Construção de árvore de natal no Calçadão da João Pessoa
Muitos detalhes e muitos trabalhadores estão envolvidos na produção da decoração, as equipes atuam das 8:00 às 18:00h para entregar todo o trabalho na data prevista. De acordo com o eletricista Rafael dos Santos, que trabalha pela primeira vez na decoração do centro, os enfeites natalinos devem mesmo ser feitos com antecedência. “Não se pode fazer uma decoração em cima da hora”, diz o eletricista, justificando que essa arrumação é essencial e deixa o lugar mais bonito.


Decoração da Praça Fausto Cardoso
Árvore vista do Calçadão da São Cristóvão
Segundo alguns lojistas, a antecipação da decoração de natal tem ajudado a elevar as vendas já no inicio do mês de novembro, pois a beleza da ornamentação atrai um público maior do que o de costume para o Centro de Aracaju. A vendedora Cilene Santos vê uma relação direta entre a exposição de artigos natalinos e o aumento das vendas. “No final do mês de outubro começamos a expor a mercadoria para atrair o cliente que não gosta de deixar para comprar em cima da hora”, indica Cilene Santos.

Vitrine de loja e sino da João Pessoa
A decoração natalina, de acordo com alguns vendedores, incentiva o público a comprar e oferecer presentes.  “Por causa da correria do dia a dia, muitas pessoas não se dão conta da proximidade das festas. E essa lembrança faz com que alguns clientes antecipem suas compras, entrando na loja que estiver mais arrumada” diz a vendedora Patrícia Barbosa. Entre as lojas, há as que já priorizam a decoração natalina, as que dão destaque para algumas peças e as que esperam a chegada de produtos para iniciar a ornamentação.

Artigos natalinos em vitrine de loja
O maior fluxo de vendas aumenta o número de contratações e a perspectiva de conseguir o primeiro emprego. A vendedora Maria do Carmo foi admitida por um modelo contratual muito comum, ela tem garantidos os meses de outubro, novembro e dezembro, mas já tem expectativas de renovar o contrato e por isso capricha no trabalho. Entre os que esperam o primeiro emprego está Luana Pereira, que aproveita o período para distribuir currículos no Centro de Aracaju.

Compradora em loja repleta de produtos natalinos
O público que vai ao Centro costuma se encantar com a riqueza de detalhes e aproveita a antecipação para pesquisar preços e se livrar do aumento que, geralmente, acompanha as proximidades do natal. Os compradores adquirem enfeites para casa e presentes para amigos e familiares, além de produtos para o próprio consumo. Entre os produtos mais procurados estão árvores de natal, enfeites e pisca-piscas.

A antecipação da decoração natalina surpreende o público, gera empregos e alegra ainda mais uma das partes mais tradicionais da cidade. Entre os pinheiros, os bonecos de neve e o Papai-Noel que parecem não fazer parte desse lugar, há algo mais feliz e acolhedor nesta época do ano, que traz mais espírito natalino do que qualquer um desses símbolos e está muito mais próximo da realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário