terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pequenas ginastas, grandes sonhos


Evento de Ginástica Rítmica mostra o talento e a superação de futuras grandes atletas brasileiras.

Por Ana Carolina Souza, Alanna Molina, Bárbara Costa, 
Larissa Ferreira e Hugo Fernando

Torneio Nacional de Ginástica trouxe ginastas de 19 estados brasileiros.


Platéia animada agitou e deu força para as ginastas.
No dia 27 de outubro, às 14 horas no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, deu-se início ao Torneio Nacional de Ginástica Rítmica infantil e adulto.  O Torneio foi mais um evento nacional de grande visibilidade ocorrido em Aracaju.  Promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e a Federação Sergipana de Ginástica (FSG), o acontecimento teve o intuito de revelar e descobrir novos talentos do esporte. Participaram mais de 170 atletas e 52 equipes, vindas de 19 estados do Brasil.
 
Ginasta aquecendo antes de se apresentar.

Na tarde do dia 27 houve a apresentação da categoria infantil. Pequenas ginastas em busca de seus grandes sonhos: ter destaque na ginástica rítmica brasileira. A cada apresentação utilizavam de simpatia e charme para cativar os jurados, que não perdoavam nenhum erro. Na categoria mãos livres, as garotas demonstravam leveza em seus movimentos contorcionistas, já com as maças, muito equilíbrio e habilidade. Mas nem tudo são flores. Muitas das meninas saíram decepcionadas com a apresentação, por mínimas que fossem as falhas, eram de grande sentimento de culpa. Em um esporte onde a perfeição é lei, há a necessidade de não cometer nenhum erro. Porém, quando a perfeição é alcançada, os olhos se enchem de brilho e é quase impossível conter a alegria que é comemorada com todos que acompanham as dificuldades pelas quais essas garotas passam nesse esporte tão rigoroso.

Professora Dione Prudente
A professora de Ginástica Rítmica, Dione Prudente, do Centro de Iniciação Desportiva (CID Brasília-Cruzeiro) trouxe quatro meninas para competir no Torneio. Ela é treinadora há seis anos no CID com um projeto para meninas carentes que buscam praticar e crescer com o esporte.  Dione recebe ajuda de ex-alunas de ginástica rítmica para treinar as crianças e toda a viagem para Aracaju foi bancada por uma drogaria de Brasília. Quando questionada sobre como as meninas se sentiram ao saber que iriam competir, ela disse: “Foi um sonho realizado”.  As pequenas ginastas do CID tinham como objetivo participar, ganhar não era o grande alvo. Uma delas nunca tinha visto o mar, outra ficou deslumbrada por andar de avião pela primeira vez. Dione transbordava orgulho ao falar de suas pupilas e ficou bastante satisfeita com o desempenho delas. Para o futuro, cogita levar algumas meninas para outro torneio nacional, porém ainda não tem local definido.
Em todo o Ginásio era presente o cuidado das treinadoras para com suas ginastas.
 
 
Sanielika Brito já é veterana nos campeonatos de GR
Vivendo seu próprio sonho, a ginasta Sanielika Brito, de apenas 11 anos, estava muito feliz. Pratica o esporte há quatro anos no SESI- Maceió e apesar da pouca idade e tempo atuante, o torneio de GR em Aracaju foi sua sétima participação em um campeonato.  Cinco competições foram em sua cidade natal, Alagoas, e uma na Paraíba. Além de ficar feliz com seu desempenho, gostou muito das performances das outras ginastas. Sua grande inspiração é Alina Kabaeva, a mais bem sucedida ginasta rítmica da Rússia. Com Alina para inspirar a pequena ginasta, Sanielika com certeza irá muito longe com seu sonho.



Equipe do SERC Santa Maria- São Paulo
Para Sergipe, o torneio aumentou ainda mais o destaque que o estado vem ganhado ao longo dos anos com o esporte. Para as meninas que se apresentaram, esse dia foi mais um dos muitos passos que elas terão de dar, mas serviu de grande aprendizado. Com os gritos da torcida, que tinha presença de várias competidoras incentivando cada ginasta que se apresentava, ficou claro que o que essas garotas mais queriam naquele dia era se divertir e aprender. “Competir” era uma possibilidade a mais. Elas não só continuam a sonhar com um futuro maravilhoso na ginástica rítmica, como também começaram a viver esse sonho.
Equipe do Grêmio Náutico União- Porto Alegre


Para ver mais fotos  do torneio, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário