domingo, 12 de dezembro de 2010

UM FUTURO ATRAVÉS DO VÔLEI

Atleta de Vôlei de Praia cria centro de treinamento de vôlei em São Cristovão

Por Janaina Assis

A atleta de vôlei de praia Maria Aparecida, mas  conhecida como Cida, esse ano conseguiu realizar um antigo sonho construir o Centro de Treinamento de Vôlei de Praia -  Cida Vôlei, um espaço onde a atleta (recém formada em Serviço Social) treina e mantém um projeto social onde ela ensina vôlei as crianças e adolescentes de São Cristovão.


Foto Janaina Assis - Cida

Cida descobriu o vôlei aos 16 anos numa colônia de férias onde despertou o interesse de um técnico que viu sua aptidão para o esporte e trouxe a atleta para o colégio Costa e Silva em Aracaju para estudar  e  jogar vôlei de quadra. A partir disso ela foi chamada para outros colégios pelos quais ganhou diversos títulos até ser convocada para a seleção sergipana pelo prof. Vax onde disputou torneios brasileiros e regionais dos quais se sagrou campeã em quase todos.  Em 97 engravidou de Eduarda, motivo que a afastou das quadras por três anos, foi quando decidiu jogar vôlei de praia que é a modalidade mais rentável financeiramente disputando o Circuito banco do Brasil. Inicialmente como não tinha condições de disputar todas as etapas Cida priorizava as etapas nos estados perto de Sergipe, hoje Cida após alguns anos treinando e se dedicando exclusivamente ao vôlei de praia ela é a oitava do ranking nacional e se mantém através das premiações obtidas nos campeonatos já que não possui patrocínios.


Foto Janaina Assis - Cida e sua parceira no Circuito Banco do Brasil etapa Búzios/RJ


O Projeto Social em São Cristovão surgiu quando Cida percebeu que as crianças de São Cristovão se interessavam pelo esporte que ela praticava, eles iam ajudar ela nos treinamentos, mas a quantidade de crianças em um determinado momento foi tão grande que acabava “atrapalhando”. A partir disso ela criou a escolinha que existe há 7 anos e funcionava num terreno em frente a casa da atleta onde ela treinava e dava aula as crianças das comunidade.
 
Foto Janaina Assis - Cida passando orientações para suas atletas no torneio sub-17 

Esse ano a atleta construiu em um terreno próprio o CT (Centro de Treinamento) Cida Vôlei, uma área com toda a infraestrutura para a prática do vôlei, espaço que  treina e ensina a seus alunos. Esse projeto hoje é um dos mais respeitados em São Cristovão, pois mantém longe das drogas e da criminalidade 60 crianças e adolescentes que tem no esporte a possibilidade de um futuro melhor. “A escolinha nos mantem longe da malandragem”, diz um dos alunos do projeto.  “ É muito bom ver que essas crianças estão longe das coisas ruins que a vida apresenta, me sinto responsável por cada aluno meu e incentivo aos pais a participarem disso também”, fala Cida.

Foto Janaina Assis - Alunos do Projeto

Alguns jovens talentos já estão despontando nos torneios em Sergipe. Um desses talentos é a sua filha Eduarda que desde cedo já segue os passos da mãe e é a grande promessa do vôlei sergipano para os próximos anos.
 Foto Janaina Assis - Cida e sua filha Eduarda

Um comentário:

  1. Conheço Cida há aproximadamente 25 anos e sei do seu talento inato e perseverança. Pessoa humilde e guerreira que merece todos os bons resultados que vem colhendo nas etapas do Circuito BB. Vale a pena conhecer seu trabalho.

    Kika.

    ResponderExcluir