quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projeto Fertilizando Vidas faz a alegria de 30 crianças de Maruim

 por Catarina Schneider, Igor Almeida, Lucas Peixoto e Mariana Viana

Camisa da campanha

O projeto Fertilizando Vidas proporcionou a 30 crianças da rede pública de ensino, com idades acima de 10 anos, uma quinta-feira (02) educativa e proveitosa. Elas prestigiaram o I Salão Semear de Arte Contemporânea da Região Nordeste realizado em Aracaju e tiveram aulas de educação sexual e cidadania. O evento aconteceu na Galeria Jenner Augusto – Espaço Cultural Semear – e contou com o patrocínio da Petrobrás.

Crianças ouvem a palestra atentamente

Hora do lanche
Fertilizando Vidas começou em 2009 com o acompanhamento de 260 jovens. Nesse ano, a campanha inseriu mais de 300 crianças para o meio social, educativo, esportivo e interpessoal. Os municípios atendidos pelo projeto são Maruim, Riachuelo e Laranjeiras. Segundo uma das coordenadoras, Sônia do Espírito Santo, essas ações são fundamentais para a formação dos jovens. “O projeto dá aulas de educação sexual e prevenção de DST’s. Além disso, buscamos aliar o esporte a outras questões sociais, pois são campanhas assim que fazem essas crianças crescerem e aprenderem a valorizar o estudo e as relações interpessoais”, afirma.
 
Jovem tenta por em prática o aprendizado
Com o apoio das secretarias de Saúde e Educação do Estado de Sergipe, o objetivo da campanha é criar um espaço para o debate saudável a respeito da temática do sexo, bem como abordar temas de cunho social. “Nós criamos um ‘cantinho’ com a temática do sexo para ensinar aos jovens o correto uso da camisinha. O ‘cantinho’ não é apenas um lugar para debates, e sim ações sociais que os jovens devem realizar na comunidade”, explica Alana, outra coordenadora do projeto.


Exposição de arte contemporânea
Na questão cultural, os jovens acompanharam o I Salão Semear de Arte Contemporânea da Região Nordeste, onde foram reunidas obras de artistas como a do baiano Fábio Magalhães e dos sergipanos Liliu, Benedito Letrado e Lindalva. Na exposição, as crianças viram quadros ultra-realistas, como a “Obra da Língua”, de Fábio Magalhães e manifestações artísticas mais modernas, como as mini esculturas.



"Obra da lingua", de Fábio Magalhães
Para Gustavo, um dos estudantes atendido pelo Fertilizando Vidas, o projeto foi bastante proveitoso. “Gostei do evento. Aprendi como colocar a camisinha e sobre DST’s. Acho importante para não acabar contraindo doenças. Essas aulas me ajudaram muito. Meus pais já haviam conversado comigo sobre isso, orientando para não acarretar uma gravidez”. Sobre a exposição de arte, o jovem preferiu a modernidade. “A exposição de arte contemporânea também foi legal. Eu gostei mais das esculturas em miniatura”.

Professora debate educação sexual

Estudantes recebem os preservativos
Ao final de uma manha de atividades, a alegria é visível no rosto das crianças. “Eles estão muito felizes (os meninos de Maruim). Poucos já tinham vindo em Aracaju e muitos nunca tinham nem andado de ônibus”, afirma a coordenadora Sônia do Espírito Santo. Porém, mesmo com muitos progressos, há muito a fazer para melhorar o futuro desses jovens. “Nós não conseguimos uma transformação da noite pro dia. É muito complicado. Precisa-se da ajuda da escola e da família. Nós devemos mostrar o caminho do bem e tirá-los da violência”, explica.
 
Várias preservativos foram distribuidas

Mural para as crianças escreverem recados
 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário