terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Trânsito em Aracaju se torna um transtorno.

Dirigir em Aracaju está cada vez mais difícil. Carros, motos e veículos de grande porte dividem espaços em avenidas estreitas.

Por Janaina Assis

 Foto Janaina Assis - Congestionamento

Nós últimos anos com o crescimento da população da cidade de Aracaju cresceu também o número de carros na rua. Conseqüentemente o fluxo do trânsito piorou já que as medidas para comportar a quantidade de veículos são tomadas a passos de tartaruga.

Foto Janaina Assis- Ruas estreitas

Aracaju segundo dados do IBGE divulgados no dia 29/11/10 possui 570.937 mil habitantes, segundo dados do Detran- SE a frota de veículos de Aracaju (dados de agosto/2010) é de 199.484 mil (entre veículos de pequeno e grande porte) o que nos da a seguinte informação temos hoje 1 carro a cada 2,8 habitantes em Aracaju. Em apenas um ano, de junho de 2009 a junho de 2010, o número de carros cresceu 19,11%. Dados alarmantes visto que a população na sua grande parte é usuária do sistema de transporte integrado oferecido pelo estado que também anda mal das pernas.

 Foto Janaina Assis - Carros e motos circulam sem controle

Como foi dito as soluções vem sendo tomadas de forma lenta já que a cidade apesar de “planejada”, possui ruas muito estreitas para o escoamento do fluxo nos horários de pico. Alternativas como ciclovias (que em Aracaju totalizam 50km) e a carona amiga tem sido adotadas por algumas pessoas como forma de evitar os congestionamentos que chegam a causar atrasos de 1 hora ou mais em percursos que em horários normais se leva 15 minutos.

 Fotos Janaina Assis - Cruzamentos em horário de pico

Boa parte da culpa do aumento da frota tem sido as facilidades oferecidas pelas fábricas de automóveis na aquisição de veículos, Aracaju além de ter aumentado a frota tem uma das frotas mais novas do país, circulando pela cidade se vê poucos carros antigos e muitos carros de médio porte como caminhonetas e minivans, o que mostra que o poder aquisitivo da população também tem aumentado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário