terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bicen enfrenta problemas na estrutura


Inaugurada em 11 de agosto de 1979, a Biblioteca Central (Bicen) conta hoje com um acervo de mais de 150.000 exemplares e com o mesmo espaço físico de 30 anos atrás, quando a quantidade de alunos era bem menor.

Grande parte dos estudantes da UFS, que usam o Bicen, como fonte de pesquisa, encontra dificuldade em localizar os volumes nas prateleiras. É na biblioteca, no entanto, que a maioria dos alunos  procuram as principais obras de estudo, seja pela forma complicada como o sistema interno funciona, ou pela falta de volumes de uma mesma obra, muitos estudantes simplesmente não encontram os livros.
Nossa equipe entrevistou o aluno Cesar Silva Menezes, graduando de Artes Visuais , do segundo período:
Blogufs: Você freqüenta a Bicen com regularidade?
Cesar: Sim, sim.Pelo menos 2 vezes na semana eu venho a biblioteca
Blogufs:O que você acha do espaço, você encontra o que procura sempre?
Cesar: O espaço do Bicen é muito bom!Aqui eu tenho computadores com internet, e o acervo da biblioteca para pesquisar. Eu sinto alguma dificuldade em encontrar os livros. Existem muitas prateleiras que o numero de chamada da um salto e então não dá para encontrar a obra.Alguns volumes são muito antigos e muito estão rasgados.Isso por que o próprio aluno, não tem cuidado com o livro.
Além dos problemas com o acervo, sua distribuição e sua manutenção, a UFS vem passando por uma fase de expansão nos últimos anos, sobre esse maior numero de alunos, a Diretora da Bicen Rosa Viera conversou com o site  empautaufs.wordpress.com:
Rosa Viera: Com a expansão, a universidade e, conseqüentemente, a biblioteca tiveram que suportar mais gente, com mais trabalho. Foi só essa a diferença que a expansão trouxe para a BICEN. Ás vezes eu vejo as pessoas fazendo filas enormes em certos horários para pegarem os livros. Eu fico até com vergonha por causa desse tipo de situação, mas é a estrutura que não permite que trabalhemos melhor. A gente sempre tenta tomar providências, pedir, fazer ofícios para o reitor apresentando a deficiência das máquinas, mas de nada adianta. Há um projeto que está em andamento desde janeiro deste ano para aumentar o espaço físico, mas mesmo assim é pouco e só começou agora, ou seja, um atraso muito grande.
Por: Jean Marcel, Sofia, Julia Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário