sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Praça Fausto Cardoso recebe mais uma edição da feira do SEMASC

Nos dias 2 e 3 de dezembro, acontece na praça Fausto Cardoso mais uma Feira de Inclusão Produtiva. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e reúne diversos trabalhos artesanais produzidos pelos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Feira reúne vários trabalhos de artesãs locais beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (Por Lohan Montes)

Conseqüência de uma parceria entre o Programa de Inclusão Produtiva da Semasc, a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam Mulher) e a Sociedade Semear, através do Programa Economia Solidária, a feira é uma ótima oportunidade de expor e valorizar a produção de várias artesãs aracajuanas que dedicam parte de suas vidas aos trabalhos manuais.
Nas mãos das artesãs, artigos de decoração natalina ganham mais cores. (Por Diego Badia)

Dona Maria José do Nascimento tomou conhecimento da feira por acaso: um agente de saúde do Coqueiral, bairro onde mora, comentou sobre o projeto e, depois de algumas informações, a parceria estava formada. Maria José levou para vender produtos que ela mesma cria e afirma com orgulho, ter desenvolvido sozinha sua própria técnica. “Uma vez uma moça me ensinou como fazer os canudinhos com jornal e eu passei uns seis anos sem fazer nada. Depois disso, comecei a criar por conta própria”, conta Dona Maria que encara a feira como mais uma experiência decorrente do seu trabalho.
Cestos tomam forma a partir de canudinhos feitos com folhas de jornal. (Por Morgana Brota)

Já a Dona Maria José Vasconcelos trabalha com as técnicas do crochê, ponto de cruz e fuxico e, apesar de sempre ter trabalhado com artesanato, participa da feira pela primeira vez este ano. “É uma boa oportunidade para expor o nosso trabalho”, declara Dona Maria Vasconcelos que encontra no artesanato um apoio a renda familiar.
As artesãs expõem seus trabalhos nesta quinta e sexta na Praça Fausto Cardoso (Por Lohan Montes)

Uma das grandes novidades da feira este ano são as sacolas recicláveis. Seguindo a tendência das bolsas ecologicamente corretas, a matéria prima para a confecção das sacolas é um pouco inusitada: nas mãos das artesãs, banners de eventos que de outra forma seriam descartados, ganham uma nova utilidade.
Bolsas são confeccionadas a partir de banners de eventos que seriam descartados. (Por Maluh Bastos)

Segundo a gerente de inclusão produtiva Ana Boergea, a equipe foi buscar conhecimentos técnicos em Minas Gerais que desenvolve o projeto Eco-Bolsas Brasil. “Aqui em Sergipe, nos estamos adaptando a técnica que é trabalhada por um grupo de senhoras no centro de inclusão produtiva”, explica a gerente.


As artesãs confecionam sacolas para os mais diversos usos e cada peça é exclusiva. (Por Diego Badia)

Ana Boergea aproveita a oportunidade para deixar um apelo às organizações de eventos da cidade. Através do telefone (79) 3179 – 2245, as organizações podem solicitar o recolhimento dos banners que serão descartados. Além de ser uma atitude ecologicamente correta, é uma forma de incentivo a produção artesanal que proporciona um apoio a renda das famílias inclusas no projeto.

Por Diego Badia, Lohan Montes, Maluh Bastos e Morgana Brota

Nenhum comentário:

Postar um comentário