Nos dias 2 e 3 de dezembro, acontece na praça Fausto Cardoso mais uma Feira de Inclusão Produtiva. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e reúne diversos trabalhos artesanais produzidos pelos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Feira reúne vários trabalhos de artesãs locais beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (Por Lohan Montes) |
Conseqüência de uma parceria entre o Programa de Inclusão Produtiva da Semasc, a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam Mulher) e a Sociedade Semear, através do Programa Economia Solidária, a feira é uma ótima oportunidade de expor e valorizar a produção de várias artesãs aracajuanas que dedicam parte de suas vidas aos trabalhos manuais.
Nas mãos das artesãs, artigos de decoração natalina ganham mais cores. (Por Diego Badia) |
Dona Maria José do Nascimento tomou conhecimento da feira por acaso: um agente de saúde do Coqueiral, bairro onde mora, comentou sobre o projeto e, depois de algumas informações, a parceria estava formada. Maria José levou para vender produtos que ela mesma cria e afirma com orgulho, ter desenvolvido sozinha sua própria técnica. “Uma vez uma moça me ensinou como fazer os canudinhos com jornal e eu passei uns seis anos sem fazer nada. Depois disso, comecei a criar por conta própria”, conta Dona Maria que encara a feira como mais uma experiência decorrente do seu trabalho.
Cestos tomam forma a partir de canudinhos feitos com folhas de jornal. (Por Morgana Brota) |
Já a Dona Maria José Vasconcelos trabalha com as técnicas do crochê, ponto de cruz e fuxico e, apesar de sempre ter trabalhado com artesanato, participa da feira pela primeira vez este ano. “É uma boa oportunidade para expor o nosso trabalho”, declara Dona Maria Vasconcelos que encontra no artesanato um apoio a renda familiar.
As artesãs expõem seus trabalhos nesta quinta e sexta na Praça Fausto Cardoso (Por Lohan Montes) |
Uma das grandes novidades da feira este ano são as sacolas recicláveis. Seguindo a tendência das bolsas ecologicamente corretas, a matéria prima para a confecção das sacolas é um pouco inusitada: nas mãos das artesãs, banners de eventos que de outra forma seriam descartados, ganham uma nova utilidade.
Bolsas são confeccionadas a partir de banners de eventos que seriam descartados. (Por Maluh Bastos) |
Segundo a gerente de inclusão produtiva Ana Boergea, a equipe foi buscar conhecimentos técnicos em Minas Gerais que desenvolve o projeto Eco-Bolsas Brasil. “Aqui em Sergipe, nos estamos adaptando a técnica que é trabalhada por um grupo de senhoras no centro de inclusão produtiva”, explica a gerente.
As artesãs confecionam sacolas para os mais diversos usos e cada peça é exclusiva. (Por Diego Badia) |
Ana Boergea aproveita a oportunidade para deixar um apelo às organizações de eventos da cidade. Através do telefone (79) 3179 – 2245, as organizações podem solicitar o recolhimento dos banners que serão descartados. Além de ser uma atitude ecologicamente correta, é uma forma de incentivo a produção artesanal que proporciona um apoio a renda das famílias inclusas no projeto.
Por Diego Badia, Lohan Montes, Maluh Bastos e Morgana Brota
Nenhum comentário:
Postar um comentário