quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Academia Curves e o conceito de bem estar



por Catarina Schneider, Igor Almeida, Lucas Peixoto e Mariana Viana

Logomarca da academia


Se exercitar por apenas trinta minutos dentro de seus próprios limites e num lugar que mais parece um clube da luluzinha. Esse é o ambiente perfeito para as mulheres. A academia Curves, empresa que possui a maior franquia de fitness do mundo, presente em 19 estados no Brasil e 30 países, vem com uma proposta diferenciada das demais: aliar saúde  e bem estar.



A Curves valoriza intensamente a mulher
As atividades físicas são feitas em um circuito de aparelhos hidráulicos posicionados em círculo, na qual cada mulher alterna entre um aparelho e uma plataforma de recuperação, para que possa se preparar para o próximo exercício. Os aparelhos estão dispostos em círculo porque facilita a observação e locomoção das professoras, sendo um modo de interação, já que todas podem ver uma a outra.

A sessão tem duração de 30 min
 
A academia possui traços essencialmente femininos
Soma-se a isso a animação das professoras, as brincadeiras e as mensagens de incentivo espalhadas pela academia. “É local diferente, você não fica naquela rotina todos os dias, tem brincadeiras. Eu acho melhor trabalhar aqui do que em uma convencional, pois lá era muito rotineiro, muito chato e aqui é um trabalho divertido” diz a funcionária Carol Castro.

Ao entrar na academia, é feito uma análise para que se possa conhecer um pouco mais do corpo da aluna, baseados no seu o atestado médico e em suas medidas. As reavaliações são feitas mensalmente para saber se a cliente está conseguindo atingir suas metas. “Os objetivos delas passam a ser os nossos. Ficamos bem atentas a quem está tendo resultados e trabalhamos em cima disso’’, afirma Mara de Andrade, instrutora da academia.
  
O ambiente é iluminado e confortável
Os exercícios realizados na Curves são baseados numa tabela que mede a freqüência cardíaca, logo, as diabéticas, hipertensas e cardíacas têm uma freqüência de exercício diferenciado. Dependendo do objetivo da pessoa, ela trabalha em um nível de treino, sendo possível atender a todos os desejos de um público variado. Não há restrição de idade, sendo necessário reservar no mínimo 1min40s para descanso.

A academia tem nove funcionárias, desde professoras até recepcionistas, e não é permitida a entrada de homens. Conta com 250 clientes ativas, que buscam diferentes objetivos como a perda de peso, desenvolvimento dos músculos e uma melhor qualidade de vida. Sheila Sandra faz parte da família Curves há 3 anos e diz ter sentido uma melhora significativa no corpo e na mente. “Eu entrei na academia em Brasília e hoje estou aqui em Aracaju. Adoro o ambiente, o aconchego e a alegria! Perdi peso e estou psicologicamente melhor. Estou muito feliz”, afirma.   

O acompanhamento é constante
O beneficio da Curves vai além do bem estar físico, mas também o mental. O projeto denominado “Unidas mais Fortes” visa trabalhar um tema a cada quinze dias, como stress e diabetes, procurando convidar mais mulheres a compartilhar de um ideal de qualidade de vida. “Se a sócia tem uma amiga que sofre de stress, ela traz aqui pra malhar, sendo uma forma de fortalecê-la. A gente pode está salvando vidas sem saber”, declara Mara.


Principalmente no aquecimento
A cada conquista a aluna recebe um cupom, “Curves Cash”, que pode ser trocado por produtos internos da loja, sendo mais uma forma de incentivo. Aliar exercício físico à auto-estima é o segredo da Curves que, com apenas dois anos em Aracaju, vem ganhando adeptas de diferentes faixas etárias. Afinal, mulheres se entendem.
Professora mostra o funcionamento das máquinas

Professora mostra o funcionamento das máquinas (2)

Professora mostra o funcionamento das máquinas (3)
Professora mostra o funcionamento das máquinas (4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário