quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Colégio da rede particular ameniza a ansiedade dos vestibulandos com revisões extra-classe

  Por Andréa Cerqueira, Julie Melo Braga, Nara Barreto, Tati Melo, Verlane Estácio


Sala do cinema lotada na revisão para o vestibular
De cinco a oito de dezembro, cerca de 32 mil estudantes disputam uma das 5.260 vagas do vestibular 2011 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A três dias do início das provas, os colégios de Aracaju promovem uma maratona de revisões em lugares diferentes, como cinema, praia, resort e boate, no intuito de relaxar os candidatos. 

Desde a última quarta-feira (1), um colégio da rede privada de Aracaju, promove a “Revisão de Cinema”, destinada aos alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, além das turmas de pré-vestibular e terceiro ano assistente. 


Coordenador do colégio, João Carlos
  De acordo com João Carlos Bandeira, coordenador do colégio Amadeus, aproximadamente 1.100 alunos participam da revisão, que acontece em duas salas do cinema de um shopping da capital. “A escolha do local é para quebrar o paradigma da sala de aula. Na reta final, o aluno fica tenso e se sente pressionado pela sociedade e pelos familiares. Então para quebrar tudo isso e como uma forma de confraternização, nós trazemos os alunos para o cinema”, informa João.

Local e material diferenciado para as revisões finais

Para os professores, as aulas fora da escola são uma forma de suavizar a ansiedade dos estudantes. “Um dos fatores importantes, além de passar conteúdo, é trabalhar sempre o emocional do aluno. Várias pessoas perdem o vestibular por causa da falta de atenção e do nervosismo. É fundamental demais essa mudança de local das aulas, pois a semana que precede o vestibular é quando bate a tensão. Com uma revisão no shopping, nós distanciamos um pouco o aluno do pensamento da prova,” conta Victor Rollemberg, professor de geografia.

Prof. de física, Cleberton Blanco
O professor de Física Cleberton Blanco relata que a revisão é o momento mais difícil para o docente. “O professor tem que se preparar em dobro, para passar certa calma para o aluno. O motivo principal da revisão de hoje nem é repassar e massacrar os assuntos dos exames, pois isso já foi feito antes. Agora, é um período de descontração mesmo”, confessa.

Aluna do Assistente, Nayane Nazareth
Os alunos, maiores interessados, veem a revisão no cinema também de forma positiva. Nayane Nazareth, que tenta pela quarta vez ingressar no curso de medicina, afirma que está ansiosa, porém confiante. “Estou apreensiva, mas sei que estou preparada, pois estudei o ano todo. Espero que essa fase acabe logo, é um tormento estudar o todo tempo, sem diversão. Dois anos seguidos, participo da revisão de cinema, além de desestressar, ela serve como interação também. Brincamos e nela não tem aquela seriedade da sala de aula, onde temos que prestar atenção o tempo todo”, relata Nayane.

Na reta final, não há mais tempo de abrir o livro e a ansiedade toma conta dos candidatos. Para o professor Victor, esse é o momento do aluno relaxar. “O aluno deve se alimentar bem e manter a calma. Doente é aquele que não fica nervoso, ansioso. Mas o equilíbrio emocional é muito importante na hora prova”, aconselha o professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário