terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ativo na melhor idade.

 Pilates, um forte aliado para manter a saúde na terceira idade.
 Por Janaina Assis

Os benefícios do pilates tem sido muito difundido nos últimos anos, e um grupo especifico tem aderido a modalidade, a terceira idade ou na nova nomeclatura a melhor idade. Esse grupo tem descoberto no Pilates uma forma de manter a saúde e a mobilidade para a prática das atividades funcionais.  
Com o passar dos anos as pessoas perdem massa muscular e óssea, o que diminui o equilíbrio, flexibilidade e outros aspectos. Para a 3ª idade, os benefícios do pilates agem exatamente sobre esses pontos, trazendo melhora da autoestima, da qualidade de vida e do bem-estar.
Fotos Janaina Assis - fortalecimento muscular com aparelhos

Os médicos e profissionais da saúde começam a reconhecer os benefícios do Pilates e avaliam seus resultados de maneira positiva, incorporando-o como uma terapia de eleição em seus tratamentos e variações de terapia física. O Pilates surge como opção ideal por não apresentar quase nenhuma contra-indicação e ajuda a trabalhar o equilíbrio, a coordenação e a força muscular.


Foto Janaina Assis - Exercícios orientados

 “O pilates é uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir doenças”. Diz Carol professora do Studio Mandala.


Fotos Janaina Assis - Equilibrio e coordenação 

Benéficios da prática do Pilates na melhor idade:

•    Aumentar a flexibilidade, executando movimentos mais fluidos que proporcionem maior agilidade, fundamental para cada atividade diária sem provocar fadiga.
•    Equilibrar os grupos musculares antagonistas e melhorar o posicionamento corporal através de exercícios de alongamentos leves.
•    Ganhar a amplitude de movimentos, melhorando a função articular e liberando estruturas rígidas. 
•    Proporcionar um melhor alinhamento postural mediante o ganho de equilíbrio muscular para prevenir lesões ou evitar padrões de movimentos incorretos, os quais, com o passar do tempo, incorporam posicionamentos danosos em seu esquema corporal.

•    Realizar trabalhos musculares controlados com o intuito de melhorara a nutrição, a oxigenação dos músculos e a qualidade de sua função.
•    Possibilitar a reeducação postural que permita incorporar hábitos de vida saudáveis, diminuindo os fatores de risco que podem levar a lesões.

•    Acrescentar a rotina diária uma atividade recreativa diferente, fazendo com que a mente se encontre mais relaxada, gerando uma diminuição da ansiedade e do nervosismo provocados pelo estresse e pelas tensões do dia a dia.

Os resultados com a prática da atividade são rapidamente visíveis: “Durante as primeiras sessões já existe uma melhora do sono, aumento do trabalho muscular, aumento do relaxamento, sensação de bem estar, tudo isto em pouco tempo, começam a mostrar uma melhora notável do tônus muscular, aumento da flexibilidade, correção postural, relaxamento consciente, melhora da circulação e bem estar geral com aumento dos níveis de energia” Fala Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário