quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Exposição ‘Três’ feita pelo SESC reativa a importância do cenário das artes plásticas

Lohan Montes

   Desde o dia 19 de novembro está aberta a exposição ‘Três’ na galeria do SESC Centro. A exposição reúne obras dos três artistas Jamson Madureira, Marcelo Roque e Tiago Campelo.  A mostra das peças do ‘Três’ trouxe de volta a tona a iniciativa do SESC em publicar projetos de profissionais locais e o incentivo à cultura e a arte sergipana e brasileira, visando a divulgação das obras e todo o assistencialismo por trás das exposições.  Alguns podem até não saber, mas no backstage destas produções, há bastante colaboração do Serviço dos Comerciantes.

Maluh Bastos
   As obras de Jamson, Marcelo e Roque passaram pelo processo que todos os materiais artísticos passam para ter sua divulgação no espaço ‘Galeria de Arte’ no SESC Centro. No caso da exposição ‘Três’, as obras vão desde as figuras ilustrativas de Marcelo aos desenhos abstratos de Tiago e a mistura das duas vertentes com um toque de reciclagem de Jamson. Entre as obras que mais têm despertado a atenção do público visitante é a ‘Fornicação’, obra de Tiago Campelo. Trabalhada no grafite e aperfeiçoada com técnicas de computador, ‘Fornicação’ toca na curiosidade das pessoas que a observam pelo seu nome e a associação que tentam formar com o desenho.

Maluh Bastos

Diego Badia
   ‘Três’ foi contemplada pelo edital de seleção de obras do SESC para ser exposta na Galeria de Artes. “O artista inscreve seu trabalho e, se for selecionado o SESC faz toda a parte de divulgação, expografia e montagem da exposição”, conta Gabriella Silva, estagiária de Artes Visuais do Serviço de Comerciantes. No caso de ‘Três’, a estratégia foi unir os três estilos dos artistas para compor a mostra. No entanto, o mesmo é feito individualmente. “É feito toda a produção de convites, convocação da imprensa, participação de escolas estaduais em projetos, etc.”, relata Gabriella.
Lohan Montes
Morgana Brota
   Todo este trabalho já existe há cerca de 15 anos. Além de projetos de artistas, projetos feitos pelo próprio SESC também ganham destaque. A galeria que hoje está divulgando o ‘Três’, já exibiu, por exemplo, outras obras fantásticas assim como a bastante comentada ‘Brincadar’ – projetada pelo SESC - de brinquedos populares que foram sendo esquecidos com o tempo e os trouxe para o lado artístico.

Morgana Brota

Nenhum comentário:

Postar um comentário