quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rua do Turista é inaugurada e oferece comércio, cultura e lazer

Helena Alves nascida em Propriá, e bordadeira
há 35 anos
Por Eloy Vieira, Joanne Mota e Monique Garcez

“Aqui tem turista e tem movimento, é o melhor lugar para vender meu bordado. Estou feliz porque agora voltou a ser organizado, e para nós será muito melhor”. Esta foi a declaração da bordadeira e comerciante Helena Alves, que há 35 anos possui um comércio na antiga Rua 24 horas, hoje Rua do Turista. 

A antiga 'Rua 24 horas' recebeu o nome de 'Rua do Turista
Reinaugurada na última segunda-feira, 29, a Rua do Turista, que abriu suas portas ao som da Orqeuestra Sanfônica de Aracaju, tem o objetivo resgatar um costume antigo dos aracajuanos: fazer compras com lazer e cultura. Além disso, segundo a administração, por conta da reforma do local, mais de 300 postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados.

De acordo com informações da administradora da Rua do Turista, Kátia Lélis, o projeto de reformar a rua é uma ação do Governo do Estado, que, através das secretarias de Administração e Turismo, executou o projeto. Ela esclarece que ação visa resgatar a história da cultura sergipana, não só com a volta do funcionamento da rua, mas com as ações culturais que poderão ocorrer no espaço. 

Kátia Lélis, administradora da 'Rua do Turista'
“A reforma durou dois anos, e custou 1 milhão e meio de reais. Além das lanchonetes e lojas comerciais, a nova estrutura terá um posto de atendimento do CEAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), que pretende atender 3 mil sergipanos por dia; uma sede do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), com ofertas de cursos; uma sala de cinema (Cinema Vitória), que ficará sob responsabilidade da Curta-Se; e o palco externo para apresentações de teatro, música e exposições”, informa Kátia Lélis. 

Ela ainda acrescenta que o novo prédio foi pensado obedecendo as normas de acessibilidade, portando elevador e banheiros adaptados foram construídos para atender comerciantes e clientes. No que se refere ao cinema, a administradora diz que além de exibição de filmes, o espaço poderá ser utilizado para exposições e workshops.

“Agora o sergipano poderá sair de casa com mais uma opção de programação em sua agenda. Aqui ele poderá encontrar um espaço para descansar, conversar e se distrair. Além disso, teremos mais um cartão postal para o turista, o que é bom não só para Aracaju, mas para todo Estado”, finaliza Kátia. 

Pátio central que divide a Rua do Turista e o Centro de Artesanato

Marçal de Oliveira, aracajuano que aprecia a cultura sergipana
O aracajuano Marcçal Oliveira, salienta que a reforma só trará benefícios, pois com o fechamento da rua, o fluxo de passagem foi obstruído, o que prejudicou não só os comerciantes internos, mas também os adjacentes. “Com esta ação, ganha o comerciante, o Governo e os clientes. Frequento a rua desde sua fundação e essa reforma ficou muito bacana, e isso só irá atrair o turista. Porém, é bom lembrar que a rua ficou fechada por muito tempo e a divulgação será fundamental para resgatar o antigo público”, explica.

Ele diz que o Governo deveria realizar mais ações como esta, para com isso estimular ainda mais a cultura do Estado. “O centro inteiro precisa receber o tratamento que a rua recebeu, precisamos criar nossa identidade na cabeça dos turistas e para isso é preciso valorizar o que é nosso”, frisa Marçal. 

Raimundo, comerciante de redes e confecções, que
aprovou a reforma
O comerciante de artesanato, Raimundo Costa Coelho, possui um box no local há 20 anos e acredita que com este incentivo o comércio no espaço irá aquecer. “Este Governo enxerga a importância do artesanato e da cultura, isso só ajuda nossa capital e atrai o turista. Com a revitalização nós esperamos que o comércio aqueça, assim não dependeremos somente dos períodos de alta temporada, quando o turista vem para Sergipe”, enfatiza Raimundo.

A administração da rua do Turista ainda informa que o horário de funiconamento do espaço acompanhará o horário comercial, mas em época da alta temporada, como finais de ano e férias de inverno, terá seus horários redefinidos.

Confira mais fotos na nossa galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário