As ruas do centro de
Aracaju são ordinarias, as mesmas que nas outras cidades do Brasil, e até têm
semelhanças com as ruas de outros paises. Quem passeia nelas pode ver muitas
lojas e pessoas fazendo compras. Mas esses elementos também podem nos deixar refletir
sobre a sociedade porque são vitrinas do consumo. E nas ruas de Aracaju como em
muitos outros lugares do mundo, isso é a tradução perfeita do papel da mulher
na sociedade, da imagem que ela tem.
|
Propaganda nas paredes : longe da realidade |
|
Maquiagem excessiva : a menina perde sua inocência |
O que chama atenção no centro de Aracaju é o numero importante de lojas de
cosmeticos que se pode encontrar nas todas ruas. A mulher é incitada ao consumo
para cuidar da sua aparência. Esse fenômeno é mundial mas no Brasil esta
particularmente marcado : a beleza e a correspondencia aos modelos-tipos é um
simbolo de reconhecimento social.
|
Atraidas pela loja de cosmeticos |
|
O padrão do bebe perfeito |
As representações da mulher
fisicamente “perfeita” são presentes desde a idade mais nova é impondas as
meninas : as bocecas são loiras e brancas
|
"Pai, cual é a Barbie que você prefere ? Nenhuma ?" |
Esses produtos construem tambem as relações entre meninos e meninas. Os brinquedos são divididos frequentemente entre dois tipos : os para meninos e os para meninas, difundindo implicitamente padrões para as crianças saber como atuar e orientando as suas personalidades de um jeito as vezes sexista.
|
São raras as lojas de roupa XGG |
E possivel achar lojas de roupa para pessoas differentes do modelo-tipo da
mulher das revistas e mais numeroas na população brasileira mas são bem mais
raras (roupas XGG por exemplo)
|
As compras de Natal, como reproduzir os estereotipos a grande escala |
Aqui no Nordeste esse modelo parece bastante distante da realidade social. Sera
que isso é duvido ao fenômeno de uniformização da cultura dentro o processo de
globalização ? Nesse periodo de festas, tem que prestar atenção no momento de escolher os presentes !
Nenhum comentário:
Postar um comentário