quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As vitrinas da feminidade



As ruas do centro de Aracaju são ordinarias, as mesmas que nas outras cidades do Brasil, e até têm semelhanças com as ruas de outros paises. Quem passeia nelas pode ver muitas lojas e pessoas fazendo compras. Mas esses elementos também podem nos deixar refletir sobre a sociedade porque são vitrinas do consumo. E nas ruas de Aracaju como em muitos outros lugares do mundo, isso é a tradução perfeita do papel da mulher na sociedade, da imagem que ela tem. 

Propaganda nas paredes : longe da realidade 
Maquiagem excessiva : a menina perde sua inocência 


O que chama atenção no centro de Aracaju é o numero importante de lojas de cosmeticos que se pode encontrar nas todas ruas. A mulher é incitada ao consumo para cuidar da sua aparência. Esse fenômeno é mundial mas no Brasil esta particularmente marcado : a beleza e a correspondencia aos modelos-tipos é um simbolo de reconhecimento social.


Atraidas pela loja de cosmeticos


O padrão do bebe perfeito 

As representações da mulher fisicamente “perfeita” são presentes desde a idade mais nova é impondas as meninas : as bocecas são loiras e brancas 

"Pai, cual é a Barbie que você prefere ? Nenhuma ?"


 Esses produtos construem tambem as relações entre meninos e meninas. Os brinquedos são divididos frequentemente entre dois tipos : os para meninos e os para meninas, difundindo implicitamente padrões para as crianças saber como atuar e orientando as suas personalidades de um jeito as vezes sexista.



São raras as lojas de roupa XGG


E possivel achar lojas de roupa para pessoas differentes do modelo-tipo da mulher das revistas e mais numeroas na população brasileira mas são bem mais raras (roupas XGG por exemplo)


As compras de Natal, como reproduzir os estereotipos a grande escala

Aqui no Nordeste esse modelo parece bastante distante da realidade social. Sera que isso é duvido ao fenômeno de uniformização da cultura dentro o processo de globalização ? Nesse periodo de festas, tem que prestar atenção no momento de escolher os presentes ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário