sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Radio UFS em novas sintonias

Entre novidades e perrengues, a primeira emissora universitária de Sergipe vai ganhando forma para se afirmar com programação qualificada.

Texto, fotos e edição de Daniel Damasio

Mais uma opção de qualidade no rádio sergipano

"Uma programação com músicas e informações que façam o ouvinte pensar". É nessa provocação que o produtor Igor Mangueira sintetiza o objetivo principal da Rádio UFS FM 92,1 MHz,  emissora ligada a Universidade Federal de Sergipe, no ar desde agosto de 2009. A proposta de um conteúdo diferenciado de programação musical se alia no respaldo da divulgação da produção científica e cultural dos vários departamentos da universidade - divulgados durante todo o dia e entre os blocos musicais e programas.

130 W de potência
Proposta que se afirma desde a concepção da emissora, fruto da parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), assinada em 2004 e que teve um processo de cinco anos para a construção da parte física, compra de equipamentos e transmissões experimentais. Operando em Frequência Modulada nos 92,1 MHz e com 130 W de potência, a abrangência engloba São Cristóvão, Aracaju e adjacências. A experiência de uma rádio universitária é inédita em Sergipe, mas no Brasil, os primeiros registros datam de 1950, com a rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A primeira rádio universitária do Estado

Referências de rádios educativas são variadas, conforme ressalta Igor. "A gente vai mesclando as idéias nossas com as de outras rádios públicas, como a Rádio USP, a própria EBC (da qual a Rádio UFS retransmite os noticiosos Nacional Informa, Repórter Nacional e A Voz do Brasil) e até mesmo a Aperipê". Aliás, a relação com a outra emissora pública de Sergipe - pertencente ao Governo Estadual e operando em AM e FM - o produtor deixa claro: "Nossa relação é bem amigável". Dentro desta amistosidade, há nos bastidores (ainda que tímida) um 'flerte' com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), da qual a Fundação Aperipê é afiliada, e cujas conversações são esperadas pela direção.

Igor Mangueira em ação
Dentre as mais semelhanças que diferenças com as demais rádios públicas e educativas, não há uma preocupação obsessiva com a audiência, e sim com a qualidade da programação, a começar pela musical. "Nossa linha musical é fundamentada na MPB, tanto da antiga quanto da nova geração, muita musica alternativa, pop e rock diferenciados e outras que estejam fora da estética comercial, isto é, dentro de um alto padrão de qualidade". enfatiza Igor. Tal critério também vale na ampla divulgação da música sergipana, já que entre produtores, estágiários e até na coordenação de programação (que é chefiada por Juliana Almeida), muitos são familiarizados com a cena musical local. "Inclusive, não só tocamos a produção de Sergipe durante toda a programação, como estreamos na nova grade um programa temático, que é o Cacique Show.", referindo-se ao programa que ele produz e apresenta ao lado de Nino Karvan (com passagem na Aperipê) nos domingos, às 10h.

Parte do acervo musical: diversidade
com critério
Programas temáticos como o Cacique Show são o forte da nova grade de programação estreada em agosto. Entre eles, estão produções como Chega de Saudade (músicas da Era do Rádio e até os anos 1960), Raízes do Sertão, Samba e Chorinho, Manhã 92, Universidade do Rock, e Conexões - além dos tradicionais MP3 (lançamentos), Estilo Brasil, Momento Clássico, entre outros. Sobre Conexões, no ar de segunda à sexta às 16h, Igor define como um legítimo programa temático, capaz de surpreender os ouvintes: "É dividido em blocos relacionados à um assunto. Se, por exemplo, o tema é avião, posso colocar uma música do Nirvana (On a plain) e em seguida uma de Belchior (Medo de avião), e por aí vai, as músicas que se ligam dentro de um contexto", exemplifica Igor.

A redação da rádio: programas, vinhetas e planos


A equipe formada por dois produtores e cinco estagiários, além da equipe técnica, eles se dividem na produção, edição e gravação dos programas e spots, veiculados entre os intervalos dos blocos. No espaço, alem da redação e das partes administrativas e técnicas, há um estúdio de gravação, para os spots, chamadas e vinhetas; e de rádio, para as locuções ao vivo. Entre novembro de 2010 e maio de 2011, a Rádio UFS montou uma equipe de locutores voluntários para os quadros da manhã e da tarde. Porém, ao longo das fortes chuvas que caiam no período, o estúdio de rádio sofreu problemas de ordem física, e foi interditado para reformas - o que provocou a suspensão dos locutores-voluntários, a redução da equipe e até a veiculação de outros programas de rede, exceto A Voz do Brasil. Após quatro meses de reforma, o estúdio foi restaurado e a programação de satélite restabelecida.

Os estúdios onde são produzidos os programas da emissora:
produtividade em meio às dificuldades.

Em busca do tempo 'perdido' e na perspectiva de afirmação da Rádio UFS entre a audiência - com boa receptividade por meio das redes sociais da Internet, por meio do link infonet.com.br/radioufsfm - idéias são o que não faltam para a próxima reformulação da grade. Uma delas é de inserir no jornalismo, focando principalmente os fatos ligados à universidade. Outras virão por meio de edital já realizado, com diversos projetos de professores e acadêmicos em análise para programas e spots. Sempre na expectativa de tornar a opção nova e de bom gosto no rádio sergipano com a sintonia cada vez mais forte.


Da esquerda para à direita: Thaty Vasconscellos, Érica
Fernanda, Hélder Santos, Mário Lima (estagiários),
 Igor Mangueira (produtor) e Eduardo Oliveira (técnica)
Ficha Técnica:
Direção: Messiluce Hansen
Coordenação de Programação: Juliana Almeida
Produção: Igor Mangueira e Nino Karvan
Estágiários: Helder Santos, Thaty Vasconscellos, Carlos Alberto Alves, Mário Lima e Érica Fernanda.
Equipe Técnica: Roberto César, Éliton Gomes e Eduardo Oliveira


Link pela Internet: radioufs921.wordpress.com e/ou radioufs.novo.ufs.br - Twitter: @radioufs


Música e informação em sintonia com uma audiência qualificada (e crescente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário