quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Áreas de lazer da capital diferem na estrutura e conservação



Por Andreza , Diogo, Edson, Fabrício e Jefferson



13 de Julho cartão postal da cidade





 
 Praia Mirante 13 de Julho e Praça Enedina Nunes Ferreira. Duas áreas igualmente destinadas ao lazer da população aracajuana, mas que contrastam em termos de estrutura e revitalização dos equipamentos esportivos. Enquanto a Praia 13 de Julho, localizada na região da zona sul, é símbolo de cartões postais e um dos mais famosos pontos turísticos do município, a Praça Enedina Nunes Ferreira, na região da zona norte, torna-se símbolo de descaso das autoridades públicas e sinônimo de abandono dos espaços de convivência de lazer na capital intitulada da ‘Qualidade de Vida’.

 
Praça Enedina Nunes Ferreira abandono e sujeira

Inaugurada em 2000, a Enedina Nunes Ferreira constitui-se como uma das principais áreas de lazer para os moradores do bairro 18 do Forte e regiões circunvizinhas. Situada na Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, uma das mais movimentadas do local, a antiga praça que servia para a prática esportiva e interação social entre os moradores, hoje apresenta uma realidade diferente com falta de segurança, iluminação deficiente, equipamentos esportivos quebrados, bancos caídos e quase nenhum espaço arbóreo. 


No local, só é possível contemplar o pouco que sobrou da estrutura de duas quadras poliesportivas. Mas com muita dificuldade, a população aproveita apenas um dos espaços, já que a outra quadra apresenta equipamentos enferrujados e uma estrutura esburacada que coloca em risco a segurança dos praticantes. A pista destinada à prática de corrida, caminhada e ciclismo apresenta rachaduras e falhas em vários dos seus trechos. O lixo também se acumula no local e, segundo relato dos moradores, o número de assaltos é recorrente.



Segundo o autônomo Euler dos Santos, assíduo freqüentador do espaço, os moradores ainda tentaram impedir a deterioração da praça com envio de abaixo-assinado e solicitações freqüentes à administração municipal. Mas até hoje, nada foi feito pelo poder público. “Somente aparecem pessoas falando em restaurar a praça nos anos de eleição. Eles vêm aqui, fazem várias promessas e pedem nossos votos, mas depois que são eleitos desaparecem” desabafa Euler.


 

Outra realidade



A poucos quilômetros da Praça Enedina Nunes é possível contemplar outra realidade em uma das áreas de convivência de lazer da cidade. A Praia Mirante 13 de Julho, localizada na Avenida Beira Mar, está estampada em cartões postais e é uma das principais referências turísticas para os visitantes, com uma estrutura de lazer bem cuidada, limpa e fortemente protegida pela polícia.

 
Equipada com modernas instalações de quadra de futebol, basquete, vôlei de praia, pista de corrida, de ciclismo e equipamentos de musculação, o local é um dos pontos preferidos dos cidadãos para a prática de atividades esportivas e de lazer.  A satisfação em contemplar uma das regiões mais caras e arbóreas da capital é o principal atrativo para esportistas lotarem o espaço diariamente. “Mesmo podendo pagar academia venho aqui quase todos os dias”, confessa o policial militar, Adelmo Amado. 

 
Em 2008, foi criado na cidade de Aracaju um programa que previa a reurbanização e construção de praças na cidade. Somente no ano de inauguração do projeto, 16 praças foram reformadas, dentre elas a Praça Fausto Cardoso, no Centro da Cidade, e a Praça da Juventude, no Conjunto Augusto Franco. Mas desde então, ainda nenhum projeto de revitalização contemplou os freqüentadores da Praça Enedina Nunes Ferreira.




Solicitações 
A assessoria da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), órgão responsável pelo projeto urbanístico da cidade, negou-se a dar mais informações sobre projetos de reforma e construção de novas praças no município.  Segundo a sua equipe de assessores, eles não podiam se manifestar em nome da instituição e não permitiram o acesso a dirigentes ou responsáveis desse assunto no órgão.


Porém, em recente matéria publicada no site da Prefeitura de Aracaju, o diretor de obras da Emurb, Paulo Costa, explica que os investimentos com praças na capital ultrapassam o valor de R$ 20 milhões, sendo que só em revitalização são gastos R$ 80 mil mensais. Ainda segundo informações da matéria, o pedido de reforma nas praças pode ser realizada pelos próprios moradores, através de solicitações que são encaminhadas diretamente aos funcionários da Emurb.  

 
Ambiente bem equipado incentiva prática esportiva

Alambrado de baixo tamanho e cheio de buracos desestimula esportistas



Nenhum comentário:

Postar um comentário