Por Arli Casas, Dafnne Victoria, Susanmelila, Taiene Rodrigues, Tatiana Santos
Com o objetivo de oferecer mais conforto, comodidade e melhores condições de ensino e aprendizagem aos estudantes, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) vem realizando uma verdadeira revolução de obras no Campus de São Cristóvão, localizado no bairro Rosa Elze. São novas didáticas, departamentos e lanchonetes espalhadas pela instituição, modificando a paisagem e o espaço que abriga a imponente Universidade.
E todas essas mudanças podem ser divididas entre positivas e negativas. Os pontos negativos estão relacionados com a questão ambiental, porque a geração de resíduos e seus acúmulos estão sendo depositados nos canteiros, que fazem parte da preservação permanente, contribuindo assim para a poluição tanto ambiental quanto visual.
As dezoito obras em execução e as vinte e seis que estão em processo de licitação fazem parte do plano de expansão da universidade. Entre elas, estão as construções dos novos estacionamentos, que é um exemplo de ponto positivo. Os novos estacionamentos melhoram a distribuição e ajudam a evitar a concentração de automóveis, que a cada período, vêm aumentando, contribuindo assim para um espaço mais democrático.
Para o estudante de Matemática, Alysson José dos Santos, na verdade, o que falta na UFS é planejamento administrativo na hora de executar as obras. “A realidade tanto da UFS quanto de inúmeras universidades públicas é a desorganização administrativa descontrolada. Crescem em extensão, mas não dão suporte para esse crescimento. As universidades precisam de um controle para que haja um equilíbrio em ambas as partes. A cada novo dia, a UFS inicia uma obra, no entanto, outras que já estão em andamento, muitas vezes param”, afirma o acadêmico.
Os novos alunos, ao andarem
pelo campi de São Cristóvão percebem as modificações, mas nem todos prestaram atenção,
que para que houvesse essa expansão, muitas árvores foram retiradas. O bambuzal
foi uma das mudanças que mais foi percebida pelos estudantes, já que a sombra
da árvore servia para o descanso e para reuniões frequentes. A área do bambuzal
foi substituída pela construção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA, que
já está em fase de conclusão. Outra mudança visível aos olhos dos transeuntes diz respeito as três
amendoeiras que ficavam atrás do Diretório Central dos Estudantes (DCE),
árvores que foram retiradas, mas que segundo a professora do curso de
Administração de Empresas e Coordenadora de Projetos da UFS, Jenny Dantas
Barbosa, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs) é
a responsável pela obra e inclusive pela derruba das árvores.
Ainda de acordo com a coordenadora, a universidade tem uma área de preservação permanente de 300mil m². No entanto, esta área tem recebido resíduos constantemente. Os entulhos estão sendo jogados nessas áreas sem necessidade, apesar de estarem construindo uma calçada, deveriam ter a preocupação ambiental e cuidar para que as áreas fossem limpas e não utilizadas como depósito de resíduos.
O que muitos universitários não sabem é que existe a medida compensatória, que consiste no plano de que ao derrubar uma árvore, dez mudas devem ser plantadas. Durante esse tempo de construções, mais de mil mudas foram plantadas, sendo que há registros da retirada de duzentas árvores. No estacionamento que está sendo feito, de frente ao Departamento de Educação Física, haviam sido plantadas oitenta mudas que faziam parte da medida compensatória, mas logo depois passaram o trator para preparar a área para os estacionamentos.
A Implementação da Coleta Seletiva na UFS, teve início no Campus de São Cristóvão e logo após nos outros Campis (Lagarto, Laranjeiras, Itabaiana). O coordenador do UFS Ambiental, Fred Amado, define o investimento feito para o programa como “um investimento ambiental”. Mais de cem lixeiras, entre grandes e pequenas, foram compradas e uma parceria foi firmada com os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda, da UFS, que ficaram responsáveis por construírem a identidade visual do projeto. Fred justifica que a coleta seletiva, é um projeto que não trará custo adicional para as despesas da UFS, pois o lixo é recolhido pela Empresa Torre, que já tem parceria com a universidade. Todas as quartas-feiras o caminhão da Torre recolhe o lixo e leva para a Cooperativa dos Catadores do bairro Coqueiral.
Mais informações podem ser obtidas na sala da UFS Ambiental, localizada na Reitoria, 1º andar, pelo telefone (79) 2105-6449 ou através do Facebook, clicando no link http://www.facebook.com/profile.php?id=100002439696432
A UFS fez uso de recursos de convênio com a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) na instalação da nova rede e de verbas de seu orçamento na reforma do Parque Aquático. Já as obras de ampliação do almoxarifado e Didática VI foram feitas com verbas do Reuni (Programa de Reestruturação Universitária) do Ministério da Educação.
Confira
a área e o custo das obras inauguradas
Inauguração do Prédio da
Didática VI
Área: 3.440 m2
Valor: R$ 2.442.275,27
Ampliação do Almoxarifado
Central do Departamento de Recursos Materiais
Área: 762 m2
Valor R$ 700.185,11
Reforma do Departamento de
Educação Física e do Parque Aquático
Área: 3.120 m2
Valor: 604.392,20
Implantação do Sistema de
Rede de Telecomunicação
Extensão: 10.300 m
Valor: R$ 714.190,71Valor: R$ 714.190,71
Obras
em execução
Construção do Dpto. De
Medicina Veterinária
Ampliação e adequação do FLAVOR
Ampliação e Adequação do
RESUN
Reforma das Instalações elétricas – CCET e
CCBS
Projeto executivo de
Infraestrutura de Irrigação
Implantação da
infraestrutura dos Laboratórios Móveis
Garagem da PREFCAMP
Ampliação de Engenharia de Materiais
Plano de Recuperação de áreas Degradadas e
Projeto Executivo de Esgotamento Sanitário
Prédio Adm CECH
Construção do Departamento
de Nutrição
Mezaninos do CCET e CCBS
Cercamento do Campus São Cristóvão
Infraestrutura do Campus São Cristóvão
Obras
a serem licitadas em 2011
Construção da Didática VII
Construção do Complexo
Laboratorial
Acessibilidade e Sinalização
Reforma e Ampliação da Biblioteca Central-
BICEN
Construção do Departamento
de Matemática
Centro de Vivência – 5ª
etapa
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