terça-feira, 5 de outubro de 2010

São Cristóvão: um atrativo para os turistas, mas sem infraestrutura para receber

Por Danilo Trindade


Comprimento Focal: 18 mm
Abertura do Diafragma: F/3,5
Tempo de Exposição: 1/2000s
Velocidade de ISO: ISO 100

Nascida no período da União Ibérica, a Praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão em Sergipe, guarda mais de quatrocentos anos de história.

A quarta cidade mais antiga do país abrigou na Praça São Francisco, no final do século XVI e início do século XVII, estruturas políticas, judiciais e religiosas. Hoje é possível contemplar o palácio do período colonial onde funciona o Museu Histórico e também prédios das ordens religiosas, como o Convento de São Francisco e o Museu de Arte Sacra.
Porém, a cidade consegue abrigar o novo e o velho de forma harmônica. Além do passeio nos prédios de arquitetura barroca, moradores e visitantes podem observar as manifestações artístico-culturais. Como o folclore, com os grupos de taieiras, caceteiras, langas e outros grupos foclóricos de São Cristóvão, que utilizam a praça para as apresentações. Ainda, quem visita o local pode dançar uma boa seresta, no projeto Cidade Seresta e em um outro evento consagrado, o Festival de Arte de São Cristóvão.


Comprimento Focal: 18 mm
Abertura do Diafragma: F/3,5
Tempo de Exposição: 1/2500s
Velocidade de ISO:  ISO 100
  

Comprimento Focal: 24 mm      
Abertura do Diafragma: F/4,0
Tempo de Exposição: 1/1250s
Velocidade de ISO:  ISO 100
  
Patrimônio Histórico da Humanidade
Em 2007, a Unesco aceitou a candidatura da Praça São Francisco, para que se torne Patrimônio Histórico da Humanidade.
E agora no mês de Setembro, a praça conseguiu o título Educação, Ciência e Cultura, sendo o 18º sítio brasileiro, unindo-se ao Parque Nacional do Jaú, Ouro Preto, Olinda, São Miguel das Missões, Salvador, Brasília, Centro Histórico de São Luís, entre outros.
Para o ministro da cultura Juca Ferreira, o título foi “uma vitória do povo de Sergipe e em particular do povo de São Cristóvão, por conservar a praça de forma positiva e a reconhecer como um bem da cidade e do Estado” comentou.





Comprimento Focal: 18 mm
Abertura do Diafragma: F/3,5
Tempo de Exposição: 1/1600s
Velocidade de ISO:  ISO 100
 A cidade está preparada para receber Turistas?  

 Segundo reportagem do site Bol, a cidade não está preparada para receber turistas, pois “O município só dispõe de um restaurante e não há pousadas e hotéis. Há ainda carência de guias turísticos e o funcionamento dos museus é limitado.”

Ainda na mesma reportagem, “a Secretária Estadual de Cultura, Eloísa Galdino, diz que a primeira etapa, a de adequar a praça às determinações da Unesco, já foi cumprida e que o próximo passo é ‘conservar o que existe e ampliar a estrutura para receber os turistas’.”

Nossa equipe de reportagem pode comprovar às denúncias feitas pela reportagem do site Bol, e verificou que a primeira etapa citada pela Secretária Estadual de Cultura, realmente foi feita, porém a cidade, ainda,  está muito longe de ter infraestrutura para os turistas.

Veja mais fotos de São Cristóvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário