segunda-feira, 25 de outubro de 2010

“Um Mergulho no Cinema” no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira

Núcleo de Produção Digital está localizado no bairro Salgado Filho
Foto: Iuri Max - f /3,5; V 1/60; ISO 200 e lente 18mm

O Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, conhecido por seu aguerrido trabalho em benefício e estímulo da produção audiovisual sergipana, realizou, dia 19 de outubro, a 8ª edição do projeto “Mergulho no Cinema”.
 
O Núcleo realiza mostras de filmes e também oficinas
Foto: Taylane Cruz - f /3,5; V 1/60; ISO 200 e lente 18mm

À beira da piscina, o público acompanhou atento à sessão de curtas-metragens, realizados por Rodrigo Grota, cineasta, escritor, jornalista, crítico de cinema, presidente-fundador da Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) e vencedor do prêmio de melhor Direção no Festival de Gramado 2010.

Rodrigo Grota
Foto: Ligier Goes - f /4; V 1/60; ISO 200 e lente 22mm

Foram apresentados três curtas, que fazem parte da Trilogia do Esquecimento . Para a coordenadora do NPD, Graziele Ferreira, foi uma oportunidade ímpar para todos.

“O mergulho encerra com chave de ouro a passagem de Rodrigo Grota, vencedor de Gramado 2010, em Aracaju. Neste período, os alunos ampliaram os horizontes com o olhar aguçado do pessoal da Kinoarte", afirma.

Graziele Ferreira, ao fundo, apresenta o projeto no início da noite
Foto: Danilo Trindade - f /5; V 1/50; ISO 800 e lente 24mm

O público que compareceu à exibição saiu satisfeito. Everlane Moraes, por exemplo, só teve elogios. “O NPD está de parabéns. O Mergulho está cada vez melhor. Frequento o NPD há 4 anos, desde a sua fundação, e fico muito orgulhosa em vê-lo crescer e promover eventos assim”, declarou.

Everlane Moraes
Foto: Lunna Nayana - f /4; V 1/60; ISO 200 e lente 26mm
 
  
Curta Satori Uso em exibição ao fundo
Foto: Lígia Goes - f /4,5; V 1/4; ISO 400 e lente 29mm
Filmes exibidos
Os curtas exibidos fazem parte da “Trilogia do esquecimento”:
Satori Uso - Um poeta das sombras, um cineasta sem filmes e uma musa enigmática. Um "documentário" sobre um poeta que nunca existiu, apresentado por um cineasta imaginário.
Booker Pittman - O curta aborda fases da vida do músico de jazz Booker Pittman, um americano que viajou pelo mundo embalado por música e que passou por Londrina e por outras cidades do Brasil.
Haruo Ohara - A vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999), contada pela ótica de suas próprias fotografias. Este curta fecha a Trilogia do Esquecimento, de Rodrigo Grota, composta também por Satori Uso (2007) e Booker Pittman (2008).

Os curtas contabilizam mais de 30 prêmios entre festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Gramado, por exemplo. O cineasta, Rodrigo Grota, participou do evento. “O Mergulho é um projeto muito bacana, o público de Sergipe é sempre o mais caloroso. Projetos assim estimulam muito a produção audiovisual”, disse.
 Além de assistir a premiada trilogia, o público pôde ouvir os relatos precisos da linguagem, da criação de roteiros e composição de personagens através de um bate-papo com Rodrigo Grota. Ele explicou um pouco sobre o processo de criação e produção dos curtas e como projetos como o Mergulho no Cinema são importantes divulgadores do audiovisual. “Essencial o contato com o público, o Mergulho é um evento bacana. A recepção do público de Sergipe sempre é a mais calorosa”, ressaltou.

Foi realizado um bate-papo ao fim das exibições
Foto: Iuri Max - f /4; V 1/60; ISO 200 e lente 24mm

 Por: Danilo Trindade, Iuri Max, Ligia de Goes, Ligier de Goes, Lunna Nayana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário