sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A melhor idade


SAÚDE PARA A TERCEIRA IDADE DO SÉCULO 21
Senhor José Amauri caminhando pelo calçadão da 13 de Julho.
Foto: Larissa Regina
por Anne Samara, Larissa Regina, Lorena Larissa, Maria Aparecida.
Texto: Larissa Regina, Lorena Larissa.

     Com o passar dos anos mais estudos apontam que os exercícios físicos fazem bem tanto para o corpo quanto para mente, porém é inegável que tais exercícios ajudem ainda mais pessoas que ingressam na terceira idade. Esse grupo, que em geral tem sua saúde física fragilizada por conta, dentre outras coisas, de uma vida cheia de trabalho, procura no exercício físico uma forma de fortalecer seus músculos, evitar doenças cardiovasculares, entre outras enfermidades, que geralmente acometem os idosos.


Idosos praticando cooper nas manhãs aracajuanas.
Foto: Maria Aparecida
Mulher procura manter a forma através da caminhada.
Foto: Anne Samara
Josefa  do Nascimento.
Foto: Anne Samara
     Segundo especialistas, esses exercícios proporcionam uma melhor qualidade de vida para pessoas de todas as idades, mas é de vital importância que haja acompanhamento médico adequado para casa fase da vida, que possa observar a regularidade e os resultados dos pacientes. "Tenho diabetes e problemas do coração e faço caminhada todas as manhãs aqui no calçadão do bairro Treze de Julho há mais ou menos 15 anos". É o que afirma a aposentada Josefa do Nascimento Santos.

Erivaldo Vieira.
Foto: Larissa Regina

     Aqui em Sergipe é possível encontrar um número considerável de pessoas que caminham nos calçadões e praias, principalmente da capital Aracaju, considerada nacionalmente a capital de qualidade de vida. Os pontos mais procurados pelos idosos aracajuanos são: Calçadão da Treze de Julho, Parque da Cidade, Orlinha do bairro Industrial e Parque da Sementeira, este último conta com diversos profissionais de educação física que dão orientação três vezes por semana e passam dicas dos melhores horários, roupas adequadas, uso do protetor solar e ajudam nos alongamentos pré e pós-treinos.

Profissionais que dão assistência gratuita.
Foto: Lorena Larissa
Homem correndo no Parque da Sementeira.
Foto: Lorena Larissa
      A partir dos 40 anos, o ser humano começa um processo de perda de massa óssea, mais conhecida como osteoporose e um acúmulo de gordura, que pode levar a obesidade. O exercício físico age como uma droga que controla e /ou impossibilita o surgimento de doenças. É cientificamente provado que em muitos casos o idoso diminui ou para de tomar a dosagem medicamentosa, substituindo-a por exercícios regulares receitados por profissionais da saúde.

Casal começando os exercícios.
Foto: Larissa Regina
Homem exercitando-se.
Foto: Maria Aparecida
Idoso alongando-se.
FOTO: Larissa Regina
    Apesar de todos os benefícios causados pelas atividades físicas, um dos mais importantes é o que essa nova forma de vida trás  a independência ao idoso que muitas vezes é perdida com o passar do tempo, a saúde mental melhora, além de combater a depressão, muitas vezes causada pela ociosidade da terceira idade.

ALGUMAS DICAS ÚTEIS:

Casal caminhando na Parque da Sementeira.
Foto: Larissa Regina

·         RESPIRAR CORRETAMENTE: O ideal é inspirar pelo nariz, que tem mecanismos para filtrar o ar e permite uma ventilação mais eficiente e segura. Para expirar, o melhor é utilizar a boca, o que torna a troca de ar mais rápida.

·         POSTURA E ALONGAMENTO: Alongue-se, antes e depois de sua seção de exercícios; se o clima estiver frio, faça primeiro um aquecimento leve para então alongar-se, evitando, assim, lesões musculares.

·         PRATICAR EXERCICIOS COM REGULARIDADE: Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular entre 3 e 5 vezes por semana, por  no mínimo 20 minutos.

·         CUIDADO COM OS PÉS: Quando comprar um calçado para caminhadas, prefira os tênis.  Optar por tênis leves, de solado flexível, salto baixo com sistema de amortecimento no calcanhar e amplo espaço para os dedos do pé.

·         ROUPAS ADEQUADAS: Roupas claras e leves são ideais para pratica de exercícios. Evite roupas apertadas que possam comprometer a respiração e os movimentos.

·         ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO: Antes de exercitar-se faça uma refeição leve, à base de frutas e sucos. Hidrate-se bem, antes, durante e após a atividade física. Beba água! Jamais a substitua por refrigerantes.

·         LOCAL APROPRIADO: É muito importante que a caminhada seja realizada em parques ou praças. O terreno plano é recomendado para evitar quedas.

·         HORÁRIOS CERTOS: Os mais adequados são início da manhã, até as 10 horas, e após às 16 horas. Nesses horários, o risco de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol — como câncer de pele — são menores.

·         PROTEGER A PELE: Usar sempre um bom protetor solar na prática de atividades físicas ao ar livre.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário