quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mercado Municipal Albano Franco: variedade e diversidade

Por Adler Berbert, Bruna Guimarães, Elaine Casado, Mairon Hothon e Monique Garcez  



O mercado Albano Franco, localizado no centro de Aracaju, pode ser caracterizado pela sua grande diversidade e variedade de alimentos, formas e cores, além de ser um dos principais pontos turísticos da capital. Como todo ponto turístico que se preze, o mercado central apresenta aspectos característicos da cultura de Sergipe, como sua gente, seus costumes e também seu modo de viver.
Em nossa jornada rumo a este espaço tão amplo e heterogêneo, buscamos mostrar a você, leitor, um olhar diferenciado do que já se conhece do mercado Albano Franco. Através de nossas fotografias, tentamos expor primordialmente a presença da cultura sergipana em tudo que constitui esse lugar, desde as suas mais vivas cores e formas até os seus mais arraigados costumes populares.
A cada momento passado naquele ambiente, pudemos perceber e retratar em filme e cores, diferentes cenas. Umas mais corriqueiras, porém não menos fascinantes, e outras extremamente impactantes. A essas, demos uma atenção especial.
Correndo o risco de ser redundante, a verdade é que não só de comércio vive o mercado. Ele é feito também, senão principalmente, de múltiplas faces, de vida. São essas faces que traduzem a expressão da cultura do nosso povo, pois em cada gesto, em cada olhar, é possível perceber a grandeza do povo sergipano, que a cada dia luta para viver.
É com sorriso no rosto ou mesmo com um radiozinho ligado em meio ao ritmo frenético do mercado que o sergipano vive dia após dia, mesmo que tenha de enfrentar o cansaço de um duro dia de trabalho num cantinho reservado ou a dor das mãos calejadas de ter que diariamente catar o seu sustento.
Já dizia Euclides: “O sertanejo é antes de tudo um forte”. Sem nos atrever a retificá-lo, porém, por tudo o que vimos e sentimos diríamos: “É, Euclides, acho que o sertanejo é, antes de tudo, um sergipano”.


O vendedor prepara o seu produto para depois vender



Sacas de grãos podem ser encontrados em todos
os locais da área térrea do mercado
 
Os variados tipos de pimenta

Enquanto trabalha, o vendedor aproveita para ouvir música

Nem sempre os produtos são expostos de maneira higiênica


Variedade de relógios

Limpeza dos peixes


Concentração durante o corte da carne

Uma visão diferenciada do mercado

E no meio de tanta gente ainda há espaço para a solidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário