sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eleições 2010: vamos dar um voto para a cidadania!

As eleições brasileiras é mais que eleger alguém a um cargo
público, elas são sinônimo direto da democracia!


Por Joanne Mota
(Imagens e texto)

No domingo, dia 3 de outubro, mais de 120 milhões de brasileiros foram às urnas para exercer, democraticamente, um dos mais nobres dos seus direitos: o voto. A sociedade é chamada a se posicionar sobre o futuro da nação, sobre que caminho tomar, decidir que linha política deverá capitanear o Brasil nos próximos 4 anos.
Maria José e a pequena Beatriz chegan cedo para votar,
e cumprir com seu papel de cidadão.

Neste ano, as eleições 2010, além de mais abrangentes, trouxeram algumas novidades. A primeira delas refere-se à mudança, nos 45 minutos do segundo tempo, sobre quais documentos levar para votar. O Supremo Tribunal Eleitoral (STE) definiu na sexta, vésperas das eleições, que bastaria um documento original com foto para que o brasileiro exercesse sua cidadania.
Está dada a largada na corrida pelo pleito de 2010!

O pleito que teve início às 8h e foi até às 17h, não movimentou somente as opiniões e caminhos que o processo eleitoral teria, discussões em frente das escolas e ambulantes querendo garantir sua sobrevivência disputaram os espaços com o processo que define o destino do Brasil.

Júlio e sua mãe Vana aproveitam as eleições para ganhar um dinheirinho.
Mas diz que votar é muito importante!
É importante dizer que de acordo com a lei, o voto é obrigatório para todas as pessoas que sabem ler e escrever e que tenham entre 18 e 70 anos. Fora dessa faixa etária, o voto é facultativo. Mesmo assim, não faltou brasileiros que quisessem exercer seu voto e participar da escolha que guiará o Brasil nos próximos 4 anos, mesmo com problemas e dificuldades de locomoção.

Vale tudo para não perder o voto.
Sr. João Almeida, sabe quanto custou este direito!


Nessas eleições foram escolhidos seis candidatos, pela ordem: deputado estadual, deputado federal, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente.

Quem escolher para mais 4 anos?

É importante destacar que neste ano o STE investiu muito na publicidade sobre a impostância do voto. De acordo com informações do site do STE é preciso que os mais de 130 milhões de eleitores saibam qual a importância de se conhecer os projetos e as propostas que os vários candidatos defendem como alternativas para organizar a vida pública no país. Daí deixar claro que toda a sociedade tem sua reponsabilidade e deve estar ciente do papel que exerce ao ser convocado a praticar a cidadania pelo voto.

Matias fez sua escolha e diz que está aguardando o processo para comemorar!

É  fato que a escolha de cada eleitor é livre e cidadã. Mas para assim se configurar, é necessário basear o voto em convicções e argumentos. Não basta votar por qualquer motivo. É preciso que cada eleitor tenha bons motivos para votar. Receber algum favor pessoal, promessas vazias ou de boa vontade e até dinheiro é crime eleitoral e impossibilita o amadurecimento democrático.
Mesmo com o avanço da conscientização, ainda é possóvel presenciar crimes eleitorais.
Dessa forma estaremos garantindo que o voto seja efetivamente exercício de um direito humano fundamental. E assim, definimos a melhor escolha para o Brasil, a escolha da maioria.

Um vitória que para muitos tem sabor de libertação.
Segundo pronunciamente do STE, nacionalmente o processo se deu de forma tranquila, mesmo ocorrendo casos de urnas com problemas ou apurações de levaram mais de 24 horas. Em Sergipe, seus resultados ficaram conhecidos em menos de 3 horas e vários sergipanos foram às ruas comemorar o resultado de uma eleição.
Sergipanos felizes com a vitória. Marcelo Déda agradece.

Sergipe perde a multicoloridade das bandeiras que balançavam no início do dia e assume uma única cor, a partir das contagem dos votos. Porém, Sergipe também assume o compromisso de cobrar dos vencedores um maior avanço social, econômico, político e cultural.
Naura e José Carlos estão felizes com a vitória
e diz que Sergipe só tem a ganhar!

No final do dia 03 de outubro, Seegipe conheceu seu novo governador. Este que foi eleito pelo voto da maioria. Porém, será que em meio às lágrimas, felicitações, agradecimentos, alegria e muita festa estes sergipanos estão cientes da responsabilidade que assumiram no último dia 3?
Festa nos comitê do PT!

O processo eleitoral já passou, pelo menos para o governo do estado de Sergipe, mas o exercício democrático e cidadão é diário eos sergipanos, bem como os brasileiros, devem ter consciência disso.


Para mais imagens basta curiar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário