sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Até onde vai o seu lixo?

O objetivo principal do trabalho é demonstrar através das fotografias o caminho que o lixo, mesmo que em pequenas quantidades, percorre no dia-a-dia de uma cidade como Aracaju, onde só existe um aterro para atender a praticamente toda a demanda da população da região metropolitana. As fotografias visam também lançar uma segunda ótica sobre a questão da sustentabilidade, pois, mesmo em Aracaju, a ‘capital da qualidade de vida’ o consumo consciente ainda não entrou no cotidiano das pessoas.




Desde a compra de um produto simples e supérfluo, como um pacote de batata frita, percorremos o caminho da embalagem desde o estabelecimento comercial até ao aterro sanitário localizado no bairro Santa Maria. Mais do que localização geográfica, procuramos contextualizar sócio e economicamente a trajetória do lixo. É justamente desta forma que pretendemos chamar a atenção para saber ‘Até onde vai o seu lixo?’. Será que todo mundo pensa aonde vai parar tudo o que descartamos?


Toda vez que algo vai parar no lixo, seja da forma que for, ele entra em um ciclo que acaba numa área isolada do Bairro Santa Maria. Antes disso ele é recolhido em caminhões e transportado para o aterro sanitário da capital. O local é um conjunto de morros onde o lixo é acumulado e enterrado. Lá a quantidade de catadores é enorme. Mas quem pensa que tudo lá é nojento, asqueroso e/ou repulsivo se engana, de cima do morro se vê o mar, no horizonte.
Dificuldades
Enfrentamos algumas dificuldades ao longo do ensaio. Além da difícil acessibilidade física ao aterro, não obtivemos permissão para que imagens fossem feitas lá dentro, todas as fotos foram feitas nos arredores. É importante ressaltar que algumas pessoas, sobretudo as que se encontravam mais próximas ao lixo também não permitiram imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário