quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A infância é tudo para uma criança

Dia das Crianças na Orla de Atalaia mostra como juntar educação, respeito à infância, cidadania e diversão

Por: Alanna Molina, Ana Carolina, Bárbara Costa, Hugo Fernando e Larissa karoline

Prefeitura de Aracaju promove o Dia de Todas as Crianças na Orla de Atalaia
O 12 de outubro é um feriado nacional, em comemoração ao dia da Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Apesar de ser uma data importante para os religiosos, as crianças tem outro motivo para comemorá-la: é também o dia delas! É dia em que elas ganham presentes de seus familiares, saem para curtir os muitos eventos que lhes são oferecidos e, além de todo o capitalismo envolvido, é o dia de lembrar a todos que crianças também têm direitos, não apenas deveres, e que esses devem ser respeitados. 

Menina se diverte
cantando no karaokê
Nesta data, o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, com o apoio do Banese, programaram O Dia de Todas as Crianças. Um dia de diversão e aprendizado para a criançada e sua família, realizado na Orla da Atalaia. O evento aconteceu perto dos Arcos da Orla, e houve muita diversão: karaokê para que elas soltassem a voz; mesinha com lápis e giz de cera para elas pintarem e desenharem; painel onde elas poderiam colocar suas mãos e outro para que elas escrevessem seus nomes. Picolé e água foram dados para os participantes. Nada como um bom sorvete pra refrescar um dia quente e cheio de traquinagens. 

Desenhos das crianças foram
pendurados num cordão
O intuito foi promover a educação e princípios da cidadania através de atividades lúdicas. O que não faltaram às crianças foram opções de como se divertir aprendendo. De 9h até às 17h foram distribuídos materiais contra bullying, abuso e exploração sexual infantil, pedofilia e o uso de drogas, e aconteceram apresentações teatrais, além de oficinas culturais com papel e pipas, desenhos, reciclagem, entre outros. 
Circo para animar a criançada


Direito de criança não é brincadeira

Menina super concentrada no teatrinho.
Um dos principais direitos que as crianças têm é o de brincar. Esse é um direito de extrema importância no crescimento de uma criança, pois a infância deve ser a fase da vida em que ela desenvolve a interatividade e a educação, além da criatividade que deve ser estimulada em todos os “pequenos”. Contra isso vem o trabalho infantil, a exploração sexual e a falta de acesso à educação. Na própria constituição, mais precisamente no Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, fica claro o que se deve oferecer à criança: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”. Com esses princípios respeitados garante-se à criança a segurança e a liberdade para aproveitar o que tem de melhor na sua infância. 
Declaração dos Direitos das crianças.

Apresentação do grupo Pare! que discute a questão das drogas.

A partir do incentivo aos direitos das crianças foram promovidas todas as atividades na Orla de Atalaia. O Grupo Teatral Alternativo Pare!, que combina teatro e linguagem corporal, inspirado pelo Cirque du Solei,  teve três apresentações na quarta-feira: "Não Toque", que traz a questão da família e das drogas, "Papai do Céu", que discute o abuso, e "Uma história trágica com final feliz", cujo assunto é o bullying.
Desde 2006 juntos, Isabella, Patrick, Priscila e Leandro já apresentaram peças para crianças em outros municípios e foram convidados pelo Ministério Público para participar do evento na Orla. Eles explicaram que suas apresentações não são voltadas apenas para as crianças, mas são direcionadas principalmente para os pais e familiares: "O que nós queremos é despertar a consciência das pessoas", disse Isabella.
Grupo Pare! tirando foto com crianças.



Mas a brincadeira continua... 

Parquinho da Orla também foi uma opção para diversão no Dia das Crianças
A criançada se esbaldou em tanta opção de diversão. Jogos como dama, dominó e xadrez; brinquedos infláveis, camas elásticas, futebol de sabão e cinema 6D; brinquedos elétricos como carrinhos, mini bugres e motos elétricas fizeram a diversão da garotada no dia delas. E ainda o parquinho da Orla também garantiu a brincadeira nas gangorras, balanços e outros brinquedos.
Garoto se diverte num passeio de bicicleta pelo calçadão 
A brincadeira contagiava até os adultos que se renderam aos brinquedos e aproveitaram para relembrar um pouco do espírito de ser criança. Para os que queriam relaxar com seus filhos, ainda tinham os laguinhos da Orla e o calçadão para passeios de bicicleta, patins e skate.
Adultos também têm direito à diversão num passeio de patins


Para  ver mais fotos do Dia das Crianças na Orla, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário