quinta-feira, 23 de junho de 2011

Segurem o gato preto!

Para a direção da UFS, falta de estrutura do curso de Comunicação Social é "azar"

Por Andréa Cerqueira e Lorena Ferro


Hall de Reitoria ocupado
No dia 31 de maio de 2011, aconteceu na reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) uma “reunião” entre o Reitor, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e estudantes do Curso de Comunicação Social, com participação de outros cursos e alunos secundaristas. Um dos assuntos tratados foi a precariedade do ensino e a falta de estrutura dos cursos da instituição. O debate ocorreu de forma pacífica, procurando encontrar soluções para os problemas, que em alguns casos o gerente da universidade, informou desconhecer, como falta de banheiros e bebedouro no Departamento de Comunicação Social.

A reunião foi também uma ótima oportunidade para os vestibulandos que visitaram a Universidade durante a Semana de Graduação conhecerem a realidade do local onde pretendem estudar. O estudante do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Giovane Mangueira, que cursa o primeiro ano do ensino médio diz que está ciente das péssimas condições do curso e concorda com a reivindicação: "Vim aqui para saber um pouco mais sobre a qualidade de ensino oferecida. Estou triste pois, apesar de querer fazer Jornalismo aqui, estou pensando em sinceramente ir para uma universidade particular. Sei que será caro, mas terei um ensino de qualidade.  Não tinha noção de como a situação está grave." Até para os futuros universitários é incompreensível uma habilitação em Jornalismo, pertencente ao curso de Comunicação, não ter os equipamentos suficientes para a prática, e faltar professores para até 12 disciplinas no período letivo!

Militantes do Coletivo Enecos em reunião
Foi perguntado ao Reitor o motivo de o Curso de Comunicação Social ter 18 anos de existência e as melhorias terem sido quase inexistentes. Para o Magnífico, o Departamento teve alguns azares.
"Vocês têm azar", explicou Josué Modesto, Reitor
 Quem sabe uma oração contraria um espelho quebrado ou um gato preto? Dizem que quando se quebra um espelho se tem sete anos de azar... Vai ver a culpa foi do gato! Segurem esse gato então! Foi, portanto, cansados de ouvir desculpas, que os estudantes idealizaram a campanha ‘Chega de Migalhas’, para afirmar que pequenas melhorias não adiantam. Desculpas descabidas só fazem com que haja desilusão de um desenvolvimento concreto na instituição. “Chega de tantas desculpas, os estudantes não aguentam mais”, esse é um trecho do apelo dos estudantes.
Verdades estampadas na camisa do estudante
 Raiane Souza, estudante do 3º período de Audiovisual, também desabafa sobre os problemas que vêem acontecendo: “O curso está em péssimas condições, só tem sete câmeras fotográficas no departamento, já aconteceu de minha turma ter que dividir o uso das câmeras com outras, inclusive passamos um mês e uma semana com dez maquinas fotográficas por pessoa e estou completamente frustrada em relação ao curso. A justificativa dada pelo Reitor quando questionado sobre outros cursos e o porque de alguns com menos tempo em relação ao nosso estarem em melhores condições, a resposta dada foi que nós tivemos alguns azares... Esperava mais da Universidade.”

Porta de entrada ao gabinete do reitor

A coordenação da mobilização  teve a participação da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS), entidade que sempre pauta a qualidade da formação do comunicador. Agatha Cristie, estudante de jornalismo e membro desta entidade,  diz: "Já esperávamos esta resposta, o Reitor precisa tomar uma posição, é lamentável termos que ouvir piadas em relação ao debate”. 

"Educação de qualidade é algo intrínseco para a formação do profissional. Como se pode cobrar qualidade quando não se tem? Com isso há uma geração de mão de obra desqualificada, implicando na qualidade da informação passada através dos meios midiáticos", lamenta a estudante.
Assinaturas para serem levadas ao Ministério Público Federal
Por detrás da militância
Apoio de vários coletivos
Estudante desabafando sobre as problemáticas da UFS
"Eu não aceito nem migalhas nem promessas,
 já sofri e tenho pressa! Cheg de licitação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário