sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alunos da UFS e Infonet celebram parceria em projeto de fotografia

Texto e Fotos da Infonet



Os estudantes tiveram o convívio com a rotina diária de uma redação de portal de notícias e a realidade social
17/06/2011 - 07:38

A estudante Fabiana Molina em atividade (Foto: Portal Infonet)
Uma parceria de sucesso, durante quatro semanas estudantes de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participam de um projeto de jornalismo fotográfico junto ao Portal Infonet. Durante quatro terças-feiras, um grupo de estudantes se revezava nas pautas juntamente com os repórteres do Portal para captar as imagens mais importantes das pautas diárias. O objetivo era que os estudantes percebessem e tivessem o convívio com a rotina diária de uma redação de portal de notícias.
De acordo com a editora do Portal Infonet, Raquel Almeida, receber futuros colegas de profissão na redação é sempre gratificante, por que a troca de experiências é positiva para as duas partes.  Ela informou que a equipe do Portal adorou a experiência, por que o fato de ter uma pessoa responsável somente pelas imagens facilita o trabalho do repórter e faz com que a qualidade do trabalho aumente. Com os fotógrafos, cresceu o número de galerias e flagrantes também foram possíveis.
Os estudantes André e Andréa
“Acatamos a ideia do projeto da professora Beatriz Colucci em trazer os alunos uma vez por semana para nossa redação pensando em trocar conhecimentos, e isso foi o que aconteceu! Quem mais ganhou com esta parceria foi nosso leitor”, diz a editora do Portal Infonet, Raquel Almeida.
De acordo com a professora de fotojornalismo da UFS, Beatriz Colucci, a Universidade nunca vai conseguir reproduzir as condições do mercado, já que este não é seu papel principal.
"Acredito que temos sim que oferecer as condições técnicas para o exercício profissional na área e propiciar meios para uma análise crítica dos discursos e construções imagéticas que povoam as mídias contemporâneas. A realidade do mercado e a rotina de produção jornalística só os bons profissionais da redação podem ensinar com propriedade. Conseguimos, através de uma parceria com a Infonet, mostrar isso a cinco jovens aprendizes da fotografia e do
Daniel Nascimento preocupado em não perder um registro
jornalismo, e tem sido uma experiência enriquecedora e, penso, inesquecível para os que dela participaram", destaca.
Para a coordenadora do projeto Dayse Grazielle , a equipe da Infonet foi muito receptiva e ajudou o tempo todo, até porque as dúvidas surgiam a toda hora pela falta de experiência. “A Infonet nos deu uma grande oportunidade de experimentar o que aprendemos em sala de aula, trocar experiências com os repórteres e principalmente de viver o cotidiano do jornalismo online. A turma está amando essa experiência, ainda mais porque todos são apaixonados por fotografar e essa oportunidade nos ajudou a superar o medo de não atingir o nível esperado pela equipe da Infonet”, ressalta.
A estudante jornalismo Andréa Cerqueira disse que conhecer o corre e corre de uma redação foi muito importante. “Conhecer a rotina como ela funciona, a correria, o deadline da matéria foi surpreendente. Enquadrar a foto e fazer rapidamente para colocar ainda na mesma hora, essa experiência foi muito legal. Fizemos a cobertura das chuvas no mês passado e foi bem difícil, uma das fotos mais bonitas que tirei foi em um conjunto na zona sul da cidade que estava bem alagado”, conta.
Segundo o estudante de jornalismo André Teixeira a dinâmica foi o mais difícil na hora de captar as imagens. “Essa dinâmica de ter a agilidade para poder capturar a foto da forma mais rápida possível para não precisar do tratamento de um software foi o grande desafio para nós que estamos tendo a experiência de cobrir matérias jornalísticas”, informa.
Andréa e a coordenadora do projeto Dayse Grazielle
Já o estudante Daniel Nascimento diz que a experiência das semanas que passou na Infonet foi imensurável. Ele acrescenta que aprendeu o que normalmente só via na teoria. "Na universidade, os professores sempre dizem que temos que estar preparados para tudo. Que como jornalistas passaríamos por momentos de sair de uma favela para o palácio. Eu passei por isso literalmente. No primeiro dia na infonet fui para uma invasão no Santa Maria e depois ao Ministério Público, sem esquecer das pautas na sede do Sintese e na assembléia dos professores, no Instituto Histórico. A equipe da Infonet também é ótima. Aprendi algumas coisas, ri de outras e conheci lugares que normalmente não teria ido", relata.

"Este foi o terceiro projeto que o Portal Infonet fez com universidades do estado, mas o primeiro voltado para fotografia. A experiência além de aproximar a redação da Universidade, faz com que o aluno escolha sem erro a área que quer seguir", complementa Raquel Almeida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário