sexta-feira, 22 de abril de 2011

Saudosismo marca o fim dos debates no EICA



Por Andréa Cerqueira
Ouvintes no 2º dia do EICA


1º mesa da tarde: Discursos sobre desenvolvimento sustentável
A complexidade da conferência final foi exemplificada pelo esgotamento do tempo estipulado para o encerramento da quinta feira, segundo dia do evento, que seria até as 18h, o que não ocorreu. O debate apenas teve fim uma hora após, deixando sentimento saudosista por parte dos palestrantes. Com questões mais pontuais que as mesas do turno da manhã, a participação de ouvintes foi maior.
Rosemeri Melo, ultima palestrante da mesa
A primeira mesa, coordenada por Jean Cerqueira, mestre pelo Prodema, pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental - LICA e professor pelo departamento de Comunicação Social da UFS, abordou a temática: Discursos sobre o desenvolvimento sustentável. A mesa teve participação de Luciana Miranda Costa, jornalista com doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA), juntamente com Gabriela Scotto, doutora em Antropologia pelo Museu Nacional da UFRJ, professora adjunta do Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade da UFF e Rosemeri Melo e Souza, pós-doutora em Biogeografia pela The University of Queensland (Austrália) e doutora em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, sendo ainda professora associada do Departamento de Geografia da UFS.  Houve um debate crítico sobre os discursos divulgados na mídia, com exemplos que deram uma boa visibilidade ao tema. A professora Rosemeri, no momento de seu discurso brincou com a plateia dizendo “até tu cara pálida”, ao questionar as verdadeiras intenções de cada um com a relação meio ambiente e homem.

Ultima mesa sobre ambientalismo com exibição de videos
Ambientalismo, consumismo e marketing verde foi o título dado à mesa mais complexa do evento, e a temática mais esperada pelos encontristas, por ser altamente debatida no cotidiano da sociedade e por ainda assim precisar de boa compreensão. Tendo início com exibição de vídeos e coordenada por Matheus Felizola, professor do Departamento de Comunicação Social da UFS, mestre pelo Prodema, doutorando em Ciências Sociais e pesquisador do LICA, com foco nos movimentos ambientalistas.
O debate foi realizado por Gino Giacomini Filho, livre-docente em Publicidade e Propaganda pela USP, professor e coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O debatedor foi questionado pelo aluno da UFS, Wesley Pereira, com uma afirmativa que durou aproximadamente cinco minutos, recebendo aplausos de todos e reconhecimento do próprio palestrante. Fátima Portilho, doutora em Ciências Sociais (Unicamp), professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), também participou do debate,  onde apresentou sua pesquisa Meio ambiente, consumo e cultura política, juntamente com Antônio Vital Menezes de Souza, doutor em Educação, professor do Prodema-UFS. 
Fotógrafos tentanto registrar imagens dos palestrantes

Um comentário:

  1. Sentimento saudosista é uma ótima expressão...
    Puxa, este evento marcou minha vida pessoal, juro!
    Tudo aquilo que eu disse a Sônia Aguiar é verdadeiro: literalmente gozei em algumas etapas mágicas deste importantíssimo evento!

    Infelizmente, a mesa tão aguardada - aquela que tivemos que cobrir - decepcionou-nos, né? Mas eu sou daqueles que crêem que boas intenções não saturam somente o Inferno, mas redimem almas também. Gostei muito do que vi e ouvi...

    E esta fotografia final, com Isabelle no desespero para fotografar o Gino é simplesmente PERFEITA!

    WPC>

    ResponderExcluir